Cidade

Vereadores votam troca do “a” pelo “u” em nome de rua na Mooca

Aprovado em primeira discussão, projeto de lei promete corrigir erro de 1954, quando a via foi registrada e emplacada

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

jap
Rua Japuruchitá, na Mooca: projeto pretende corrigir erro de 1954 (Foto: Reprodução)

Com aproximadamente 400 metros, uma rua formada por duas quadras na Mooca foi um dos assuntos discutidos e votados na Câmara Municipal esta semana. O motivo? A mudança do nome do logradouro. A substituição não se trata de uma homenagem para algum paulistano ilustre, mas da substituição da vogal “a” pela letra “u” no início da palavra, além do acento agudo.

Vias na região do Pacaembu terão limite de velocidade reduzido

Aprovado em primeira discussão, o projeto de lei pretende transformar a Rua Japuruchitá em Jupuruchita. De autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB), a proposta promete corrigir um erro de 1954, quando a via foi emplacada com o nome errado. “A mudança é um pedido dos moradores”, segundo Amadeu.

+ “Falei no calor do momento”, diz rapaz que discutiu com vereador

A via fica entre a Rua Cristianópolis e a Avenida Paes de Barros e abriga a unidade feminina da Fundação Casa. Nos Correios, o logradouro está registrado como Japuruchitá. Apesar disso, alguns moradores afirmam que enfrentam dificuldades para receber correspondências. “Ainda bem que o carteiro conhece o problema. Ou deixaríamos de receber as encomendas”, afirma Elvira Delli Paoli, que mora na rua há mais de trinta anos. “Na escritura da minha casa aparece o nome Jupuruchita. Este é o nome correto.”

Confira as últimas notícias da cidade

Para outros, porém, a mudança não fará diferença. “Sempre conheci como Jupuruchita, mas o nome Japuruchitá nunca me prejudicou em nada. As cartas sempre chegaram”, disse o comerciante Osvaldo Mattos.

Para a mudança entrar em vigor o projeto precisa ser aprovado em segunda discussão.

Fonte: VEJA SÃO PAULO