Transporte

Metrô terá operação especial para Parada Gay e volta de Corpus Christi

Algumas linhas contarão com trens extras para atender participantes do evento; CPTM terá operação reduzida para manutenção

Por: Veja São Paulo

Parada Gay - 2015
Metrô terá operação especial para atender patrticipantes da Parada Gay deste domingo (7) (Foto: Joca Duarte)

Com a Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) e a volta do feriado especial de Corpus Christi, o Metrô montou uma operação especial no domingo (7) e na madrugada de segunda (8). Na quinta (4), as linhas também tiveram serviço diferenciado devido a Marcha para Jesus.

Enquanto isso, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aproveitará o restante do final de semana para realizar manutenção em algumas linhas.

+ Marcha para Jesus tem oração contra a corrupção e palmilha de orações

Metrô

Domingo (7): as linhas 1, 2 e 3 contarão com um maior número de trens em circulação. Já na Linha 5-lilás, a circulação será não será afetada.

Segunda-feira (8): com o retorno do feriado prolongado de Corpus Christi, o Metrô terá uma operação especial para atender aqueles que voltam à capital. A abertura das estações será antecipada para às 4h nas linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, próximas aos terminais rodoviários Tietê, Jabaquara e Barra Funda. O mesmo acontece na Linha 4-Amarela. A Linha 5-Lilás não terá alterações na operação e começará a funcionar no horário habitual, a partir das 4h40.

+ Marcha das Lésbicas e Bissexuais antecipa Parada Gay

marcha-pra-jesus
O início da Marcha Para Jesus, na quinta-feira (4) (Foto: Moacyr Lopes Junior/Folhapress)

CPTM

Com as obras de modernização e manutenção preventiva em suas linhas, os trens da CPTM circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação:

Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato)

Domingo: das 4h às 11h30, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Pirituba e Perus. Ônibus de conexão serão disponibilizados, com senhas que deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Luz e Pirituba e 21 minutos entre Perus e Jundiaí.

Linha 9-Esmeralda (Osasco – Grajaú)

Domingo: das 9h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco, em razão de manutenção na região da estação Osasco. Para completar a viagem, usuário deve utilizar os trens da Linha 8-Diamante.

Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

Domingo: das 8h às 17h, serão realizados serviços entre as estações Guapituba e Rio Grande da Serra. O intervalo médio será de 10 minutos entre as estações Brás e Mauá e 30 minutos entre Mauá e Rio Grande da Serra.

+ Acompanhe as últimas notícias da cidade

Linha 11-Coral/Expresso Leste (Luz – Guaianases)

Domingo: das 4h às 17h30, a circulação de trens ficará interrompida entre as estações Guaianases e Jundiapeba. Para atender aos usuários, serão disponibilizados ônibus de conexão com paradas intermediárias para embarque e desembarque nas estações Antônio Gianetti Neto, Calmon Viana e Suzano. As senhas para utilização dos coletivos deverão ser retiradas nas estações. O intervalo médio será de 15 minutos entre as estações Jundiapeba e Estudantes.

Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

Domingo: das 4h à meia-noite, os trabalhos no sistema de rede aérea serão retomados entre as estações Itaquaquecetuba e Calmon Viana. O intervalo médio será de 20 minutos no trecho entre Itaquaquecetuba e Calmon Viana.

Fonte: VEJA SÃO PAULO