Entretenimento

Por onde andam os primeiros participantes do "Masterchef"?

Segunda temporada do reality show culinário começa nesta terça (19); integrantes da edição anterior dão dicas sobre o programa

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

masterchefs
Mohamed (no alto, à esquerda), Cecília, Lucio, Elisa e Helena (Foto: Reprodução/Instagram)

A segunda temporada do Masterchef começa na noite desta terça (19). Apresentado por Ana Paula Padrão, o reality show retorna com o mesmo time de jurados: Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Paola Carosella.

Além da campeã Elisa Fernandes, os participantes da primeira edição que ganharam mais destaque foram: o casal Helena e Lúcio Manosso, Cecilia Padilha, Mohamad Hindi Neto e Estefano Zaquini. Saiba o que eles andam fazendo, o que planejam para o futuro e as dicas para os novos participantes da atração.

Elisa Fernandes

masterchefs3
Elisa Fernandes: ela foi a campeã da primeira edição do Masterchef Brasil (Foto: Reprodução/Instagram)

A campeã ganhou uma bolsa de estudos de três meses na renomada escola francesa Le Cordon Bleu, 150 000 reais, um carro e um vale-compras de 1 000 reais em um supermercado durante um ano. Recentemente, ela publicou um livro com as receitas apresentadas no programa. “Desde que eu sai, participo de eventos onde os convidados podem degustar do meu menu. A partir de 10 de junho, quando viajo para a França, ficarei três meses estudando. Mas vou manter um canal no Youtube, o Walla, mostrando o que estou aprendendo por lá, dando dicas de receitinhas, comidinhas e também mostrando a minha rotina.”

+ Vencedora do MasterChef ensina menu completo em workshop

Para o futuro, Elisa pretende lançar um novo livro, mostrando as receitas que aprendeu durante o curso na Le Cordon Bleu. Ela pretende ainda conquistar um espaço na televisão. “Quero continuar com o canal de vídeos na internet e torço para ir para a TV logo.”

Aos novos participantes do programa, a dica para se dar bem é ter calma e manter a concentração. “Estude sempre e cozinhe em casa. Além disso, mantenha o coração aberto e tenha a humildade de ouvir e entender tudo o que os chefs vão apontar como erros.”

Mohamad Hindi Neto

masterchefs2
Mohamad e Elisa: ele pretende montar um canal de vídeo na internet (Foto: Reprodução/Instagram)

Apesar de não chegar na final da atração, ele conquistou o coração do público feminino com seu jeito meio atrapalhado e com muita atitude. Logo após o programa, Mohamad trabalhou com Alberto Landgraf no restaurante Beato, fechado recentemente. "Fiquei cinco meses como cozinheiro, mas passei pelo estágio normal, tinha horários e escala. Ainda não sou nem cozinheiro e muito menos chef. Mas larguei o restaurante para dar conta dos trabalhos publicitários."

+ Ana Paula Padrão e Erick Jacquin entram na onda do Dubsmash

Hoje ele vive "de um pouco de tudo", como a participação em campanhas e em eventos. Além disso, faz parte do programa Prato do Dia no canal na internet Tastemade. "Já comecei a gravar. Serão doze episódios onde vamos mostrar receitas simples de fazer com um toque caprichado e ingredientes mais selecionados".

Os planos para o futuro incluem um canal de vídeos. "A minha ideia é trabalhar com entretenimento e gastronomia. Eu não posso falar muito agora", conta. Aos novos participantes, o sedutor deixa a dica: "Prendam os cabelos, é sério! E mantenham o psicológico no lugar. Isso fará com que vocês mostrem sua personalidade. Além disso, imponham suas ideias e entendam as regras. Com cabeça no lugar e calma, tudo dá certo."

Helena e Lucio Manosso

masterchefs-helenaelucio
Lucio e Helena Manosso: eles recomendam manter a personalidade (Foto: Reprodução/Instagram)

Ela chegou até a grande final. Já ele pediu para sair no meio da competição por causa de problemas cardíacos provocados pelo estresse. Atualmente, Helena, que é engenheira química, segue trabalhando no Instituto de Pesquisas Tecnológicas. “Conciliar minha agenda depois que saí do programa com o trabalho é bem difícil”, conta. O marido, Lucio, também continua na área corporativa.

+ Erick Jacquin, o mais temido jurado do MasterChef

Os planos futuros do casal incluem um projeto já iniciado que chama Salt & Pepper, uma espécie de consultoria gastronômica que pretende oferecer serviços como os de personal chef, aulas e eventos ligados à gastronomia. “Nosso futuro é cursar gastronomia e continuar cozinhando”, conta Lucio.

Para os novos participantes, eles incentivam manter a personalidade na hora de cozinhar. “Seja sempre você. Não tente inventar ou fazer pratos que não tenha a sua cara”, diz Helena. “Cozinhe sempre o seu melhor e não se deixe abater com as críticas. Use-as para crescer e aprender”, completa Lucio.

Cecília Padilha

masterchefs-cecilia
Cecília Padilha: analista financeira afirma que gerenciar o tempo é fundamental (Foto: Reprodução/Instagram)

A analista financeira não sabe se quer ser uma chef de cozinha. Ela só sabe mesmo de uma coisa: não esquecer nunca do champanhe! "A dica mais importante é seguir as regras.” A carioca foi eliminada porque esqueceu de usar a bebiba em um molho que servira durante uma das provas da primeira edição. Hoje, ela ainda trabalha no mercado corporativo e dedica-se ao seu blog, o Yes We Cook.

"Fui convidada algumas vezes para preparar jantares em restaurantes renomados, como aconteceu com o convite de Jacquin", conta. A aprendiz fez um cardápio especial com entrada, prato e sobremesa, servido no La Cocotte Bistrot, restaurante francês com consultoria do jurado.

Além de seu trabalho regular no setor privado, Cecília fatura com o blog, onde ganha dinheiro com publicidade e post pago. "Uso muito o Instagram, Facebook e Twitter", conta. O plano para o futuro é ter um canal do Youtube com dicas culinárias, produtos e serviços.

Para os novos participantes, ela acredita que uma outra dica importante é aprender a gerenciar o tempo. “Ele é o maior obstáculo. Tem que ficar ligado na bancada, no fogão, em tudo. Treine em casa com os ingredientes todos, aproveite que não existe o confinamento e se concentre no seu melhor."

Estefano Zaquini

masterchefs-estefano
Estefano Zaquini: participante da primeira edição do programa trabalha atualmente com Erick Jacquin  (Foto: Reprodução/Instagram)

Em breve, Estefano Zaquini pretende se tornar o Cake Boss brasileiro. "Meu sonho é abrir minha confeitaria. Amo trabalhar com doces e foi onde eu mais me aventurei durante o programa." Desde sua eliminação, ele trabalha ao lado de Erick Jacquin no Tartar&Co. "É um mundo completamente diferente, aprendo coisas legais, técnicas diferentes. Estou amando tudo."

Questionado sobre como é trabalhar ao lado do jurado mais carrasco do programa, ele responde: "É ótimo! Ele é durão, mas me leva ao limite. Eu aprendo cada dia mais". Seu cargo atual é de ajudante de cozinha, com horários e salários iguais aos dos outros funcionários.

Sobre o futuro, Estefano enfatiza que pretende abrir logo seu próprio negócio. "Quero me dedicar aos doces". Além do trabalho com Jacquin, o aprendiz participa do programa Mulheres, ao lado da apresentadora Cátia Fonseca, na Gazeta. "Lá, preparo receitas mais populares e bem variadas. A ideia é fazer com que a dona de casa possa gerar renda vendendo seus próprios quitutes."

+ Confira as últimas notícias

Para complementar a renda, Estefano já vende seus próprios doces em sua empresa, ainda pequena. "As encomendas podem ser feitas pelo site ou Instagram."

Fonte: VEJA SÃO PAULO