Trânsito

Marginal Tietê terá faixa exclusiva para ônibus

Estudo da CET mostra que apesar de restrição a caminhões, lentidão aumentou na via

Por: Redação Veja São Paulo

Trânsito - Marginal Tietê_2188
A Marginal Tietê: restrição a caminhões não teve impacto significativo no trânsito, segundo a CET (Foto: Mario Rodrigues)

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) anunciou que passará a funcionar nas próximas semanas uma nova faixa exclusiva para ônibus na Marginal Tietê, entre as pontes Bandeiras e Aricanduva.

A faixa ficará à direita da pista local em ambos os sentidos e vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 6 às 9 horas em direção ao centro (sentido Rodovia Castello Branco) e das 17 às 20 horas, em direção ao bairro (sentido Rodovia Ayrton Senna). Ao todo, serão 12,7 quilômetros de extensão.

Trinta linhas de ônibus municipais circulam entre as duas pontes, transportando 211 mil passageiros, que deverão ter uma redução no tempo de viagem.

Estudo de Lentidão

A CET divulgou também um estudo de lentidão que compara a fluidez da Marginal Tietê antes e depois da restrição de circulação de caminhões. Os números mostram que, apesar da proibição dos caminhões, a via foi ocupada por veículos de pequeno porte e, com isso,  "o impacto da lentidão não foi significativo".

Comparando o índice de lentidão nos 14 meses antes e 14 meses depois que a lei entrou em vigor, o trânsito da cidade toda, entre 9h e 17h aumentou 24%. Somente na Marginal Tietê, no pico de 17h às 20h, o cresimento foi de 32%.

Fonte: VEJA SÃO PAULO