Perfil

Luís Panizo é nosso Guilherme Tell

Luís Panizo é o primeiro brasileiro campeão mundial de arco e flecha

Por: Carolina Giovanelli - Atualizado em

Luís Panizo é nosso Guilherme Tell Foto 2
Panizo treina em sua casa, na Granja Viana: "Eu me apaixonei na primeira flechada que dei" (Foto: Fernando Moraes)

Luís Panizo segura firmemente o arco. Com os olhos fixos à frente, libera a rápida flecha e acerta o alvo com precisão. Esse ritual faz parte do cotidiano desse carioca de 49 anos radicado em São Paulo. No último dia 24 de outubro, nosso Guilherme Tell (o lendário arqueiro suíço que, diz a lenda, acertou uma maçã colocada sobre a cabeça do próprio filho) conquistou, em Buenos Aires, a até então inédita medalha de ouro no campeonato mundial de tiro com arco. ' A ficha ainda não caiu ', conta, emocionado. Panizo foi campeão por apenas 1 ponto de diferença em relação ao segundo colocado. Tudo isso usando um equipamento com quinze anos de idade. O interesse de Panizo pelo tiro com arco começou em 1992, quando era professor de caratê da Sociedade Esportiva Palmeiras. Um instrutor convidou- o a participar de uma aula e o então mestre em artes marciais passou a treinar junto com algumas crianças. Sofreu o efeito que ele chama de cupido ao contrário. ' Eu me apaixonei na primeira flechada que dei ', lembra. No segundo mês de prática, disputou o campeonato paulista e se tornou vice-campeão. A partir daí, deslanchou e angariou outros seis títulos estaduais e dois brasileiros na categoria adulto.

Cinco anos depois, Panizo desistiu de ser um atleta profissional para se dedicar somente a dar aulas e palestras de treinamento motivacional, algo que faz até hoje. 'Parei porque não tinha mais prazer em competir ' explica. ' Queria dedicar mais tempo à minha mulher' Rose, por acaso, também se tornou arqueira e disputa campeonatos esporádicos. ' Era cansativo ficar só olhando ', diz ela, que já foi campeã paulista na categoria feminina. Em suas palestras, Panizo usa os conhecimentos adquiridos na carreira esportiva e nas quatro faculdades que frequentou: educação física, psicologia, biologia e biomedicina (a única que concluiu). A convite de um amigo, ele voltou às disputas neste ano, com uma vitória e tanto. Luís Panizo pretende seguir na ativa, competindo e conquistando troféus: ' A grande vantagem do tiro com arco é que não há aposentadoria '.

Aula aberta com Luís Panizo. Estande de arco e flecha - Condomínio Gramado. Avenida Doutor Altair Martins, 2837, Granja Viana (acesso pelo quilômetro 21 da Rodovia Raposo Tavares, no sentido Cotia-São Paulo). Informações, ☎ 9246-9417. Dia 29 de novembro, 9h às 12h. R$ 30,00. Inscrições até o dia 27 pelo site www.netesportes.com.

Fonte: VEJA SÃO PAULO