Playground

Cabeça nas nuvens

Templos budistas milenares, a savana africana, os castelos do Vale do Loire ou a paisagem da Capadócia a seus pés: os melhores lugares do mundo para voar de balão

Por: Adriana Setti, da Capadócia - Atualizado em

capadocia balão
Capadócia, na Turquia (Foto: Adriana Setti)

O minuto em que o balão se desprende delicadamente do chão é um efêmero ritual de passagem. A partir dali, tudo é suavidade e beleza. Ainda que a ideia de estar suspenso por uma bolha de ar aquecido possa causar certa angústia pré-decolagem, a leveza com que a cesta ganha o céu se encarrega de dissipar no ar qualquer vestígio de aflição. Imersos gradativamente numa realidade fantástica, os passageiros instintivamente guardam silêncio. Sente-se o calor do fogo, fazendo contraponto à brisa do amanhecer (o horário quase sempre ideal para o voo, o que implica madrugar). Enquanto a paisagem vai ganhando uma perspectiva inédita, vem a certeza: esse é um dos grandes momentos de sua vida. A seguir, os melhores lugares do mundo para praticar o balonismo.

Capadócia, na Turquia

Pedras sobre pilotis esguios, platôs que dividem espaço com colinas que parecem foguetes e vales em formatos insólitos compõem uma paisagem que desafia a lógica humana. Nesse cenário extraterrestre, onde civilizações ancestrais esculpiram cidades inteiras na pedra, as condições para voar de balão são ideais e regulares. Durante uma média de 300 dias ao ano, setenta globos decolam quase simultaneamente e atingem cerca de 300 metros de altitude, colorindo o céu sobre os principais vales e cidades da Capadócia (Ürgup, Göreme, Uçhisar e Mustafapasa).

Göreme Balloons. ☎ 90 (384) 341-5662, goremeballoons.com; 160 euros por pessoa (voo de uma hora em balão com capacidade para 21 pessoas, com traslado do hotel, café da manhã e brinde com espumante); e 230 euros por pessoa (voo de duas horas em balão com até doze pessoas)

bagan balão
Bagan, em Mianmar (Foto: Divulgação)
Bagan, em Mianmar

Praticamente isolado do mundo por uma ferrenha ditadura militar, Mianmar (antiga Birmânia) é uma terra de grandes belezas envoltas numa aura de mistério. Bagan é a principal delas. Mais de 3 000 templos budistas dos séculos XI e XII apontam para o céu entre as copas de árvores centenárias — quais deles você verá, só o vento dirá. Os voos ocorrem de outubro a março.

Balloons over Bagan. ☎ 95 (1) 652-809, easternsafaris.com; 320 dólares por pessoa (voo de uma hora em balão com capacidade para dezesseis pessoas, com café da manhã, brinde com espumante e traslado do hotel); 350 dólares (balão para até oito pessoas); e 8 000 dólares por pessoa para safári pelo país (seis dias e cinco noites), com pensão completa e passeio em balão para até oito passageiros

napa valley balão
Napa Valley (Califórnia), nos Estados Unidos (Foto: Phil Schermeister/Corbis)
Napa Valley (Califórnia), nos Estados Unidos

Vistos de cima, os vinhedos de Napa Valley, ao norte de São Francisco, desenham um mosaico de formas geométricas que ora avançam sobre colinas suaves, ora quase desaparecem em vales profundos. Entre os cultivos de cabernet sauvignon, chardonnay, merlot e pinot noir (matéria-prima para os melhores vinhos californianos), também aparecem campos floridos, oliveiras centenárias e vinícolas, como a famosa Château Montelena ou o Castello di Amorosa. A decolagem é feita de vários pontos do vale, dependendo do vento, e a melhor época para voar é entre setembro e outubro, quando as vinhas estão no auge da exuberância.

Calistoga Balloons. ☎ 1 (707) 942-5758, calistogaballoons.com; 249 dólares por pessoa (com voo de uma hora, café da manhã e brinde com espumante); e 1 999 dólares (voo de uma hora para duas pessoas em balão privado, com café da manhã com espumante, degustação de vinhos e transporte em limusine)

toscana balão
Toscana, na Itália (Foto: Divulgação)
Toscana, na ItálIa

O balão emerge de um vale cercado de campos de cultivo, pastos e reservas de trufas. Ao passo que o sol se levanta no horizonte, os vilarejos medievais do pedaço mais bonito do interior da Itália ganham nitidez entre a fina bruma que vai se dissipando. Decolando dos arredores do vilarejo de Montisi (sul da Toscana), o globo segue o rumo que a brisa indicar, a uma altitude de até 300 metros. O vento norte leva à região da belíssima Siena; o oeste empurra a vales verdíssimos; o sul sopra em direção a Pienza e ao Val d'Orcia; e no embalo do leste chega-se ao Val di Chiana. A temporada de voos de balão na Toscana acontece entre maio e outubro.

Ballooning in Tuscany. ☎ 39 (338) 146-2994, ballooningintuscany.com; 260 euros por pessoa (voo de uma hora e quinze minutos em balão com capacidade para dezesseis pessoas, com café da manhã e espumante); e 1250 euros (voo privado para casal, com café da manhã e espumante)

vale do loire
Vale do Loire, na França (Foto: Bruno Barbieri/Robert Harding/Getty Images)
Vale do Loire, na França

O Vale do Loire, ao sul de Paris, ganha uma perspectiva ainda mais mágica visto de uma altitude de 300 metros. Longe da multidão de turistas, pairando sobre os blockbusters Chenonceau, Blois, Chaumont, Azey-le-Rideau e Villandry, é possível não só enxergar os detalhes dos castelos de contos de fadas como ter a visão global dos jardins em formas geométricas que um dia serviram de playground para a nobreza francesa. Os voos acontecem ao amanhecer e no fim da tarde, de abril a outubro, com decolagens a partir das cidades de Chenonceaux, Amboise, Chaumont Sur Loire ou Loches (dependendo do vento).

France Montgolfières. ☎ 33 (03) 8097-3861, france-balloons.com; 205 euros por pessoa (voo de uma hora e quinze minutos em balão com capacidade para dezesseis pessoas e brinde com espumante)

Fonte: VEJA SÃO PAULO