FILMES

“Longe dos Pais”: Cinusp exibe filmes protagonizados por crianças

Programação apresenta fitas produzidas desde a década de 1930

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

A Infância de Ivan
"A Infância de Ivan" (1962), de Andrei Tarkovski: um dos destaquea da mostra "Longe dos Pais" no Cinusp (Foto: Divulgação)

O Cinusp apresenta a partir desta segunda (23) a mostra “Longe dos Pais”. A seleção, que reúne filmes produzidos desde a década de 1930, é baseada em filmes cujos protagonistas são jovens, obrigados a tomar decisões importantes ou mesmo sobreviver sem a ajuda dos pais.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

+ Os lançamentos de cinema da semana

A programação começa com “Zero de Comportamento”, de Jean Vigo, que apesar de produzido em 1933, graças à censura só foi exibido em 1945. Já em “Os Incompreendidos” (1959), considerado um dos marcos da nouvelle vague francesa, François Truffaut homenageia o título de Vigo.

A infância no pós-guerra é tema de três filmes: “Cavalo Branco” (1953) e “O Balão Vermelho” (1956), de Albert Lamorisse, e “A Infância de Ivan” (1962), de Andrei Tarkovski. Os dois primeiros venceram a Palma de Ouro em Cannes, enquanto o terceiro levou o Leão de Ouro em Veneza.

Por fim, entre os títulos mais conhecidos do público, o Cinusp exibe “Oliver Twist” (1948), de David Lean, “Conta Comigo” (1986), de Rob Reiner, e “Machuca” (2004), de Andrés Wood.

A entrada é franca. Clique aqui para conferir a programação completa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO