Crianças

Instalações no Sesc Pompeia ensinam astronomia

Divertida odisseia no espaço

Por: Luiz Fukushiro - Atualizado em

Instalações no Sesc Pompéia ensinam astronomia 2151
Caminho de asteroides: os visitantes experimentam como seria a vida em outros corpos celestes (Foto: Michele Mifano)

Eis um programão para quem vive no mundo da Lua. E do Sol ou entre asteroides, estrelas cadentes... Montada no Conjunto Esportivo e no Galpão do Sesc Pompeia, a exposição Um Corpo no Espaço apresenta à garotada conceitos básicos de astronomia de forma bastante divertida. Desenvolvidas para crianças maiores de 7 anos, as instalações lúdicas e gigantes que ocupam o 2º andar do prédio do fundo da unidade dão uma ideia de como seria a vida em outros corpos celestes. É possível percorrer um caminho de asteroides ou aprender técnicas de tecido circense na atração sobre os raios solares.

Há ainda cama elástica, jogo de tabuleiro formado por estrelas no chão e minitrampolins representando os anéis de Saturno. No Giromaster, o aparelho mais concorrido, meninos e meninas são presos pela cintura, giram aleatoriamente em todas as direções e têm a sensação de estar em um ambiente sem gravidade. Por toda parte há informações sobre a relação das brincadeiras com os astros.

Os menorzinhos, com idade até 6 anos, esbaldam-se com grandes bolas e outros brinquedos no Galpão. Em uma área assistida por monitores, participam de diversas atividades. Ali também foi colocado um pequeno planetário infl ável, com projeções explicativas em alta defi nição sobre a Via Láctea e outras galáxias. As sessões rolam no decorrer do dia e duram meia hora.

Um Corpo no Espaço. Galpão e Conjunto Esportivo do Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia, ☎ 3871-7700. Terça a domingo, 10h às 19h. Grátis. Até dia 21.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Fonte: VEJA SÃO PAULO