Incêndio

IPT fará laudo sobre auditório que pegou fogo no Memorial

Quatro bombeiros que tiveram as vias aéreas queimadas continuam internados na UTI 

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

A Fundação Memorial vai contratar o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para realizar o laudo sobre os efeitos do incêndio e técnicos farão uma inspeção ainda nesta semana. O estudo servirá para orientar quais intervenções emergenciais serão feitas. Quatro oficiais do Corpo de Bombeiros permanecem internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas depois do incêndio que atingiu o Memorial da América Latina na última sexta-feira (29).

Segundo a assessoria de imprensa do HC, o estado de saúde deles era grave no início da manhã desta segunda (2). Os bombeiros tiveram as vias aéreas queimadas depois de serem vítimas de um fenômeno chamado flash over. Essa espécie de explosão acontece quando há a entrada de oxigênio em um ambiente onde existe alta concentração de materiais para combustão e alta temperatura. Quando os oficiais chegaram no auditório Simón Bolívar para conter o incêndio, o oxigênio também entrou no local, provocando o fato.

Incêndio - Memorial - Corpo de Bombeiros
Bombeiros em ação para conter o fogo que atingiu auditório no Memorial da Améria Latina, na última sexta (29) (Foto: Alberto Takaoka/Corpo de Bombeiros)

Nesta segunda (2), a Fundação Memorial recebeu da Defesa Civil o auto de interdição do auditório. No sábado (1), a Prefeitura de São Paulo afirmou que o espaço não tinha alvará de funcionamento, o que foi contestado pela administração do Memorial. Em nota, a assessoria de imprensa divulgou o auto de vistoria do Corpo de Bombeiros (válido até 13 de dezembro de 2014) e permissão emitida em maio deste ano pelo Departamento de Controle do Uso de Imóveis. "A Prefeitura atestou que o auditório atendeu todas as exigências no sentido de preservar as condições de segurança do uso do local", diz o texto. "As causas do incêndio e o impacto na estrutura do edifício serão objeto de análise, respectivamente, pela Polícia Técnico Científica do Estado e pela Defesa Civil do município."

memorial_da_america
Fogo atingiu o Memorial da América Latina (Foto: Reprodução/TV Globo)

Fonte: VEJA SÃO PAULO