ADIANTE SEU RELÓGIO

Horário de verão começa no próximo dia 18

Programa vale para dez estados e para o Distrito Federal e se estende até 21 de fevereiro de 2016

Por: Estadão Conteúdo

Relógio - Horário de verão
Horário de verão: os relógios devem ser adiantados em uma hora neste domingo (Foto: Thinkstock)

Neste domingo (18), à 0h, milhões de brasileiros terão que adiantar os relógios em uma hora por causa do horário de verão. A mudança vale para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. O novo horário vai durar até a meia-noite do dia 21 de fevereiro de 2016, quando os ponteiros voltarão uma hora.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de pico.

+ Confira as últimas notícias da cidade

No Brasil, o Horário de Verão tem sido aplicado como política pública de uso eficiente de energia elétrica desde 1931/1932, época do então presidente Getúlio Vargas, com alguns intervalos. Mais recentemente, passou a vigorar por meio do Decreto nº 6.558, de 8 de Setembro de 2008, revisado pelo Decreto 8.112/2013.

A estimativa de ganhos com o horário de verão supera o patamar de 7 bilhões de reais, que representa o valor do custo evitado em investimentos no sistema elétrico para atender a uma demanda adicional prevista, de aproximadamente 2 610 MW.

Fonte: VEJA SÃO PAULO