Para as crianças

Holiday on Ice faz temporada no Ibirapuera

Superprodução glacial tem montagem de 5 milhões de dólares

Por: Helena Galante - Atualizado em

Quatro amigos partem para uma aventura intercontinental. Em clima de aposta, eles querem conhecer o maior número de países no menor tempo possível. Essa é a trama do novo espetáculo de patinação no gelo do Holiday on Ice – Pernalonga e Seus Amigos na Volta ao Mundo em 80 Minutos –, em cartaz no Ginásio do Ibirapuera até domingo (13). A companhia, surgida em 1943 nos Estados Unidos, veio pela primeira vez a São Paulo em 1950 e desde então é recebida com aplausos nada frios. Por trás do sucesso da trupe, que contabiliza mais de 300 milhões de espectadores em todo o mundo, está o trabalho de patinadores, diretores, técnicos, produtores e coreógrafos. A rotina desses profissionais é puxada. Além de passarem a maior parte do ano em turnê, eles são periodicamente recrutados para ensaiar novas produções em Amsterdã, onde fica a atual sede do grupo. Para este show, orçado em 5 milhões de dólares, foram necessários dois meses de treinamento. Na fase inicial, o elenco chegou a passar dez horas por dia repetindo as coreografias.

Com treze anos de carreira, o patinador argentino Ariel Schefer conta que a maior dificuldade da montagem não está nas acrobacias no gelo, mas na troca alucinada de figurinos e cenários. "Se um zíper emperra, todo o número atrasa", conta. "Temos um minuto para ir da Rússia à França." Para as apresentações no Brasil, a companhia providenciou a dublagem das falas dos personagens. As músicas e as 240 toneladas de equipamentos, no entanto, são as mesmas do resto da turnê. Só a montagem da pista envolve quase quarenta funcionários por seis horas. O equipamento usado para transformar os 40 000 litros de água em gelo (processo que demanda até 48 horas) ficará ligado ininterruptamente, para evitar que o rinque vire uma lagoa.

Pernalonga e Seus Amigos na Volta ao Mundo em 80 Minutos (105min, com intervalo). Ginásio do Ibirapuera (6 240 lugares). Rua Manuel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera. Quinta, 15h e 20h; sexta, 15h e 21h; sábado, 14h, 17h30 e 20h30; domingo, 11h, 16h e 20h. R$ 50,00 a R$ 200,00. Bilheteria: 11h/17h (seg. a qua.); a partir das 9h (qui. a dom.). Cc.: D, M e V. Cd.: M, R e V. Informações e vendas, 2162-7250. Até domingo (13).

Números quentes

350 profissionais trabalham nos bastidores

29 patinadores de vinte nacionalidades (nenhum brasileiro)

11 trocas de figurino ocorrem a cada exibição

240 toneladas é o peso do equipamento da turnê

20 contêineres transportam máquinas e cenários

40 000 litros de água são transformados em gelo

Fonte: VEJA SÃO PAULO