Continua após publicidade

Guga Ketzer distribui filtros portáteis em regiões carentes

Ele é Parceiro da ONG Waves for Waters no Brasil

Por Ricardo Rossetto
Atualizado em 5 dez 2016, 14h34 - Publicado em 25 abr 2014, 19h09

Embora seja um fã do esporte, durante os dias de jogo da Copa em São Paulo o publicitário Guga Ketzer estará envolvido em uma atividade que não tem nada a ver com futebol.Como ativista de uma entidade preocupada em garantir água potável para pessoas carentes, ele vai aproveitar o período da competição para distribuir equipamentos portáteis capazes de filtrar em minutos o líquido de qualquer fonte, como uma poça barrenta, por exemplo, eliminando bactérias causadoras de cólera, febre tifoide e disenteria. Serão doados durante o torneio da Fifa 600 aparelhos,beneficiando cerca de 60 000 pessoas em locais como Jardim Ângela, Cidade Tiradentes, Parelheiros e Marsilac.

Cada fltro custa 50 dólares e é fornecido pela ONG americana Waves for Water (ondas para água, em inglês). No Brasil, Guga é o representante da causa, e a sua primeira ação ocorreu em 2011 após os deslizamentos na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde distribuiu 200 unidades. No ano seguinte, liderou uma missão no Jardim Itápolis, bairro carente na Zona Oeste de São Paulo, e deixou outros 350 fltros para os moradores. Cada equipamento pode ter seu uso dividido por um grupo de até 100 pessoas. “A água potável é o princípio básico da vida, e todos devem ter direitoa ela”, afirma Guga, um gaúcho radicado em São Paulo desde 1999.

O publicitário conheceu o trabalho da Waves for Water durante uma viagem ao Havaí com o amigo americano Jon Rose, surfsta e fundador da ONG. Guga fcou motivado com o lema da entidade, “Faça o que gosta e ajude pelo caminho”, e tornou-se um voluntário. Rose entrou em ação pela primeira vez em 2009, quando estava na Ilha de Sumatra, na Oceania, e um terremoto destruiu a cidade de Padang. Em meio ao caos, passou a distribuir alguns filtros portáteis para garantir água potável à população desalojada. De lá para cá, a ONG já esteve em mais de vinte países e doou equipamentosdo tipo que beneficiaram 10 milhões de pessoas.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.