Exposições

Franz Ackermann faz exposição sobre o tempo que morou em São Paulo

Alemão viveu em um apartamento em Pinheiros. Resultado da experiência se divide entre o Galpão e a Galeria Fortes Vilaça

Por: Meriane Morselli

Franz Ackermann - New Ads for São Paulo - 2211
O eixo urbano da mostra, no Galpão Fortes Vilaça: fotos e pinturas a óleo (Foto: Eduardo Ortega)

Presente no ano passado na ótima mostra “Se Não Neste Tempo — Pintura Alemã Contemporânea: 1989-2010”, do Masp, Franz Ackermann costuma registrar em suas obras as impressões dos diferentes lugares do mundo pelos quais tem a oportunidade de passar. Em “New Ads for São Paulo”, no entanto, o artista partiu de outro método: durante dois meses morou em um apartamento em Pinheiros. O resultado dessa experiência pode ser visto na montagem que se divide entre o Galpão e a Galeria Fortes Vilaça.

O primeiro eixo, em cartaz na galeria da Vila Madalena, foca-se em paisagens e formas naturais. Fotografias de troncos de árvore, por exemplo, ganham inserções de outras fotos, pinturas e desenhos. Chama atenção o painel “New Ads for São Paulo”: “In The Woods”. Ele apresenta uma paleta de cores fluorescentes, característica de Ackermann. No 2º andar, além de alguns trabalhos antigos, há uma série fotográfica do centro de São Paulo com intervenções digitais. Nelas, as laterais dos prédios, onde ficavam anúncios publicitários antes de vigorar a Lei Cidade Limpa, estampam fragmentos de suas pinturas.

No cinzento galpão, na Barra Funda, o artista surpreende ainda mais ao se pautar pelo urbanismo e mesclar técnicas e mídias. Repare na sequência de fotos em preto e branco de edifícios e fachadas entremeadas por telas a óleo. As tonalidades chamativas voltam a aparecer em um grande painel composto de registros fotográficos, pinturas e desenhos a lápis.

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Fonte: VEJA SÃO PAULO