Futebol

Fifa divulga valores dos ingressos da Copa 2014

Preços vão de 30 reais a 1 980 reais e as entradas podem ser adquiridas a partir do dia 20 de agosto

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

Copa do Mundo
Fifa deixa escapar os preços das entradas para a Copa 2014 (Foto: Divulgação / AFP)

Depois de vazar os preços um dia antes do previsto, a Fifa anunciou nesta sexta (19), por meio de uma coletiva de imprensa, os valores das ingressos para a Copa do Mundo 2014. O início das vendas está previsto para o dia 20 de agosto no site www.fifa.com/ingressos e os valores vão de 30 reais a 1 980 reais.

O preço mais baixo (30 reais) é relacionado a meia-entrada - idosos (acima de 60 anos) e estudantes - e vale para todos os jogos da Copa, exceto para a festa de abertura, no Itaquerão, que contará com a participação da seleção brasileira em campo. O ingresso mais caro, de 1 980 reais, dá direito à assistir a grande final, no Maracanã. Sendo assim, as partidas serão definidas por categorias, o que classifica o preço da entrada.

São eles:

  • Categoria 1: 350 reais a 1 980 reais.
  • Categoria 2: 270 reais a 1 320 reais.
  • Categoria 3: 180 reais a 880 reais.
  • Categoria 4: 60 reais a 330 reais.
  • Pessoas com deficiência: 180 reais a 800 reais.
Copa
(Foto: Divulgação / Fifa)

De acordo com a Lei Geral da Copa, o governo exigiu que a Fifa abrisse um bloco de ingressos a preços mais populares - Catergoria 4 - e a carga será de aproximadamente 300 mil. Durante o evento de divulgação, a Fifa informou que a Copa do Mundo no Brasil terá o menor preço de bilhetes na história da competição.

Há cerca de 500 mil ingressos com preços exclusivos para os brasileiros, sendo 100 mil deles destinados a operários envolvidos nas obras dos estádios e povos indígenas. Para a compra dos outros 400 mil, estudantes, idosos e credenciados em programas sociais têm prioridade na primeira fase de vendas.

Mais de 3 milhões de entradas vão estar disponíveis para os torcedores. Também será possível comprar pacotes para assistir todas as partidas de uma seleção ou de um estádio específico. No caso de São Paulo, o pacote incluiu três jogos da primeira fase, contando a abertura, e uma partida das oitavas de final. Os preços são: categoria 1 (1.490 reais), categoria 2 (1.140 reais), categoria 3 (760 reais), categoria 4 (290 reais), categoria 4 com descontos (145 reais) e deficientes físicos (760 reais).

Retirada

Os torcedores que adquirirem os tíquetes poderão retirá-los a partir da metade de abril, aproximadamente dois meses antes do início da competição. Para o evento no Brasil, a Fifa decidiu aumentar os pontos de retirada das entradas nas cidades-sedes e afirmou que vai haver locais para trocas em todos os aeroportos que vão receber os jogos.

Vale lembrar que quem comprar as entradas nesse primeiro momento, antes do Sorteio dos Grupos, que ocorre no dia 6 de dezembro, em Salvador, retira os bilhetes sem saber quais serão os jogos. Apenas no dia 8 de dezembro, a Fifa deve abrir uma segunda fase de venda. Estão previstas a venda de 2,9 milhões de ingressos.

A Copa do Mundo de 2014 ocorre entre 12 de junho e 13 de julho. Esta será a vigésima edição do evento e a segunda vez que o torneio é realizado no Brasil, depois da Copa de 1950.

Fonte: VEJA SÃO PAULO