É Tudo Verdade

Domingo (14)

Confira a programação de hoje

Por: Redação VEJA SÃO PAULO - Atualizado em

A Guerra dos Gibis - É Tudo Verdade 2013
'A Guerra dos Gibis': exibição no Centro Cultural Banco do Brasil, 18h (Foto: Divulgação)

CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

14h - DAS ALMAS (of Souls, 80 min., Brasil, digital, 2013. Dir.: Tiago Tambelli e Guilherme Canton) Em Bitupitá (CE), o cotidiano se divide entre a pesca e o culto a uma mulher, transformada extraoficialmente em santa local – a palestina Milaide Tahim, uma comerciante que viveu e morreu no lugar, transformando-se, para os moradores, na Santa Adelaide que lhes aparece em sonhos intercede por suas preces. O Estado das Coisas.

16h - LOUCEIRAS (Ceramists, 54 min., Brasil, digital, 2013. Dir.: Tatiana Toffoli) Na aldeia Kariri-Xocó, às margens do rio São Francisco, um grupo de mulheres empenha-se na produção dos potes e panelas de barro que, há várias gerações, vem sendo um dos principais meio de sustento da comunidade indígena. Mas a tradição corre o risco de desaparecer, devido à mudança de comportamento entre as novas gerações. O Estado das Coisas.

18h - A GUERRA DOS GIBIS (Comics at Wars, 19 min., Brasil, 2012. Dir.: Thiago Brandimarte Mendonça e Rafael Terpins). Curta-Metragem Hors Concours. CIDADE CINZA (Grey City, 80 min., Brasil, digital, 2013. Dir.: Marcelo Mesquita e Guilherme Valiengo) Em julho de 2008, um muro de 700 metros quadrados no centro de São Paulo foi recoberto de tinta cinza, seguindo uma política de limpeza urbana da Prefeitura da cidade. Acabava de ser apagado um grafite feito, entre outros, pela dupla OsGemeos, que naquele momento fora convidada a pintar a área externa do Tate Modern, em Londres. O Estado das Coisas.

20h - SOBRE SETE ONDAS VERDES ESPUMANTES (Over Seven Sparkling Green Waves, 74 min., Brasil, DCP (Digital Cinema Package). Dir.: Bruno Polidoro e Cacá Nazário) Santiago, Amsterdã, Berlim, Paris, Londres, Porto Alegre, São Paulo. As cidades que testemunharam a vida breve do poeta, dramaturgo e escritor Caio Fernando Abreu (1948-1996) são revisitadas e recobertas agora de fragmentos de suas obras e lembranças de seus amigos, como Maria Adelaide Amaral e Adriana Calcanhoto. O Estado das Coisas.

 

+ Confira os vencedores do festival

 

CINE LIVRARIA CULTURA

13h - PLIMPTON! ESTRELANDO GEORGE PLIMPTON COMO ELE MESMO (Plimpton! Starring Gemorge Plipton as Himself, 89 min., EUA, 2012. Dir.: Tom Bean e Luke Poling) Bean e Poling estreia na direção com este ensaio cinematográfico sobre o norte-americano George Plimpton (1927-2003), fundador da revista literária Paris Review e um dos escritores mais influentes da segunda metade do século 20.

15h - OS CAPITÃES (The Captains, 96 min., EUA, digital. 2011. Dir.: William Shatner) O ator William Shatner, o primeiro e eterno capitão James Kirk da cultuada série Jornada nas Estrelas, parte em busca dos cinco atores que o sucederam no posto de comando da nave Enterprise nas sequências da série e nos longas nela baseados: Patrick Stewart, Chris Pine, Avery Brooks, Kate Mulgrew e Scott Bakula. O Estado das Coisas.

17h - VENCEDOR COMPETIÇÃO INTERNACIONAL LONGAS - A MÁQUINA QUE FAZ TUDO SUMIR (Manqana, Romelic Kvelafers Gaaqrobs, 101 min., Alemanha, DCP, 2012. Dir.: Tinatin Gurchiani) O processo de escolha de elenco para um filme, selecionando candidatos entre 15 e 23 anos, atrai jovens do campo e da cidade na república da Geórgia. Sonhadores, depressivos ou despossuídos, eles formam um curioso mosaico humano que carrega consigo os fragmentos da história recente da ex-república soviética que, após o naufrágio da utopia comunista e do sonho de potência da URSS, enfrentou uma série de conflitos militares que tornaram mais sombrias as perspectivas de futuro da nova geração.

19h - VENCEDOR COMPETIÇÃO NACIONAL LONGAS - MATARAM MEU IRMÃO (Mataram Meu Irmão, 77 min., Brasil, HD, 2013. Dir.: Cristiano Burlan) Reconstituindo os detalhes da morte de seu irmão, morto com sete tiros em 2001, o cineasta Cristiano Burlan lança-se a uma jornada pessoal que conduz ao coração de um círculo de violência em torno dos bairros da periferia paulistana – como o Capão Redondo, onde morava a família e o irmão, morto aos 22 anos.

21h - QUARTO 237 (Room 237, 102 min., Estados Unidos, digital, 2012) Um surpreendente inventário das lendas e interpretações em torno de supostas simbologias escondidas por trás dos elementos do filme O Iluminado, de Stanley Kubrick (1928-1999). Mais de 30 anos após seu lançamento, tanto especialistas como fãs não se cansam de procurar decifrar sinais e referências místicas, políticas ou espirituais. Programas Especiais.

 

CINEMATECA BRASILEIRA - SALA BNDES

16h - ENTUSIASMO (Enthusiasm, 67 min., URSS, 35mm, 1930. Dir.: Dziga Vertov) Em seu primeiro documentário sonoro, Vertov realiza um ensaio sobre o poder do cine-olho e do ouvido-rádio a partir do empenho dos trabalhadores ucranianos para cumprir o Plano Quinquenal. Retrospectiva Internacional: Dziga Vertov.

18h - TRÊS CANÇÕES SOBRE LÊNIN (Three Song of Lenin, 62 min., URSS, 35mm, 1934. Dir.: Dziga Vertov) Em seu primeiro documentário sonoro, Vertov realiza um ensaio sobre o poder do cine-olho e do ouvido-rádio a partir do empenho dos trabalhadores ucranianos para cumprir o Plano Quinquenal. Retrospectiva Internacional: Dziga Vertov.

20h - CANÇÃO DE NINAR (Lullaby, 57 min., URSS, 35mm, 1937. Dir.: Dziga Vertov) Para celebrar o vigésimo aniversário da Revolução, Vertov celebra a mulher e as mães da URSS a partir de uma estrutura pontuada por canções de ninar com reflexos folclores compostas originalmente para o filme. Retrospectiva Internacional: Dziga Vertov.

Fonte: VEJA SÃO PAULO