Política

Dom Odilo Scherer desmente mensagem de convocação para protesto

Frase atribuída ao cardeal foi compartilhada pela página Admiradores de Rachel Sheherazade no Facebook; arcebispo diz que defende a preservação do estado democrático de direito

Por: Veja São Paulo

Mensagem de Dom Odilo Sherer que circula na internet é falsa
Mensagem de Dom Odilo Scherer que circula na internet é falsa (Foto: Reprodução)

O cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, usou sua conta no Twitter na tarde desta sexta (13) para afirmar que seu posicionamento sobre atual situação política do país segue a da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB). Em nota, ele ressaltou a necessidade de preservar o estado demorcrático de direito.

Dom Odilo já havia usado o microblog para afirmar que é falsa a mensagem divulgada pela página Admiradores de Rachel Shererezade, no Facebook, que atribui a ele uma convocação dos católicos para as manifestções do próximo domingo (15), pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

+ Famosos postam vídeos criticando o governo 

"A igreja tem um papel fundamental na sociedade e jamais poderá aceitar o pecado calado. Pecado tem que ser combatido com oração e com ação. Estão roubando no Brasil, vamos todos dia 15/03, não é pra ficar um em casa [sic]", diz a postagem que passou a circular também pelo WhatsApp. O arcebispo desmetiu o comunicado na noite de quinta (12). "Divulgar fasildade não é ético. Essa chamada não é minha", avisou.

+ Manual de conduto para protesto circula na internet

Arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, o cardeal Raymundo Damasceno Assis considerou as manifestações normais dentro do regime democrático para que as pessoas reivindiquem seus direitos e demonstrem sua insatisfação. Mas reforçou a importância da manutenção da democracia. “Depois de muitos anos difíceis pelos quais passamos durante o período do regime militar, creio que em nenhum momento deve ser quebrada essa ordem democrática”, salientou.

Fonte: VEJA SÃO PAULO