Comportamento

Dez dicas de como planejar seu casamento

As assessoras Babi Leite e Heloisa Juliato tiram dúvidas de quem está planejando juntar as escovas de dentes

Por: Tatiana Izquierdo - Atualizado em

heloisa juliato babi leite casamento
Heloisa Juliato e Babi Leite dão dicas de como planejar e organizar seu casamento sem erros (Foto: Divulgação)

Está pensando em organizar seu casamento e não sabe nem por onde começar? As assessoras Babi Leite e Heloisa Juliato, que têm escritório em São Paulo, mas atendem noivas de todo o país e até no exterior, dão dicas preciosas para quem pretende investir na cerimônia. 

+ Dez dicas para caber no vestido de noiva em três meses

As etapas de uma recepção bacana precisam ser bem definidas. A preparação deve começar, no mínimo, um ano antes. Um dos primeiros passos é ter em mente qual valor você quer gastar no evento inteiro. Isso fará com que não se gaste tudo logo no começo.

"É importante que você não fique sem nenhuma verba, sempre ocorrem imprevistos", afirma Heloísa. Calcule o orçamento, levando em conta a renda do casal e a possível ajuda de terceiros, como os pais.

+ Saiba tudo sobre beleza

+ Os profissionais e os lugares mais cobiçados pelos noivos da cidade

Lembre-se deve-se começar pela lista de convidados. "Saber mais ou menos a quantidade de pessoas que pretende receber define onde e como será o evento", explica Babi.

Estabelecer qual o tipo de cerimônia, pensar nas igrejas (em algumas, há fila de espera de até dois anos) e realizar uma visita técnica nos locais antes de iniciar todo o processo de contratação dos profissionais se mostra extremamente importante. Confira a seguir dicas preciosas, de acordo com as profissionais:

1) É imprescindível ter um assessor: é ele quem irá ajudar a não esquecer nenhum detalhe, não importa o tamanho da festa. Esses profissionais são bem disputados, programe-se o quanto antes para procurá-los;

2) Após definir a data e o local da cerimônia, busque os DJs, a equipe de foto e vídeo, cabeleireiros e maquiadores;

3) O som e a iluminação são os próximos passos de escolha;

4) Escolha, então, os convites, pois precisam de tempo para a produção em gráfica;

5) O vestido de noiva é um passo importantíssimo e deve ser pensado com calma. Selecione modelo, tecido... Provas fazem parte da rotina;

6) O bufê servido na festa também precisa passar por aprovação. Separe dias na agenda para conhecer os principais serviços e degustá-los. Lembre-se que o bar e a bebida, às vezes, precisam ser contratados por fora;

7) Decoração e iluminação cênica fazem parte da folia, não se esqueça destes itens;

8) O bolo, os docinhos e os bem casado também não podem faltar;

9) As lembrancinhas devem ser pensadas de acordo com o estilo do casal e as opções disponíveis no mercado são imensas;

10) A lista de presentes pode ser bastante personalizada.

"Cada casamento e projeto tem sua peculiaridade, por isso é tão importante contratar desde o começo um profissional que entende não somente de como fazer uma cerimônia mas também que saiba montar o evento como um todo", explicam as assessoras.

Fonte: VEJA SÃO PAULO