Saúde

Dicas para se readaptar ao fim do horário de verão

Insônia e cansaço são os sintomas mais comuns após a mudança

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Horário de verão
Fim do horário de verão: relógio deve ser atrasado em uma hora (Foto: Ivan Shupikov)

Com o término do horário de verão à 0h deste sábado (21), nosso organismo pode estranhar a mudança na rotina. Confira algumas dicas do clínico-geral do hospital Sírio Libanês, Alfredo Salim Helito, e da pesquisadora do Instituto do Sono, Sônia Maria Guimarães Pereira, para se readaptar à alteração:

- Para quem toma remédio de uso contínuo, é indicado manter a mesma rotina, independentemente da mudança. Por exemplo, se a medicação é ingerida diariamente em jejum, deve permanecer assim.

- É comum sentir sono logo após a mudança, por isso, fique atento aos reflexos, especialmente se você trabalha durante a noite.

- Para quem faz uso de insulina é indicado que seja feito um exame em até 48 horas para saber se houve alguma alteração.

- Evite bebidas alcoólicas em excesso neste fim de semana.

- Cuidado ao dirigir a noite nos primeiros dias.

- O ciclo circadiano (nome dado ao período de 24 horas em que se baseia a rotina biológica do corpo humano) normalmente se ajusta em dois ou três dias. Após esse período, você terá a mesma disposição de antes.

- Durma um pouco mais tarde de hoje a sábado para acostumar o organismo ao novo horário.

A boa notícia é que vamos ganhar uma hora para curtir o final de semana. No sábado, quando o relógio marcar 0h (meia-noite), ele deve ser atrasado uma hora (23h).

Fonte: VEJA SÃO PAULO