Gastronomia

Dez dicas gulosas para aproveitar Orlando

Alguns endereços e quitutes estão invariavelmente na rota dos turistas. Saiba como se dar bem e evitar roubadas

Por: Helena Galante

trio carimbado
Ajuste as calorias: entre uma pizza, hambúrguer e nuggets, petisque fatias de maçã oferecidas pelas lanchonetes (Foto: Mario Rodrigues)

O trio carimbado

Olhe bem para estas três fotos acima: pizza massuda, nuggets e hambúrguer. Em todos os parques, os balcões de fast-food são a maneira mais rápida e econômica de matar a fome. Para equilibrar, invista nas saladas e maçãs cortadas em fatias oferecidas de acompanhamento. Guardanapos, canudos e complementos como picles, cebola, maionese e ketchup costumam ficar dispostos num balcão na lateral dos salões.

+ Veja versões sofisticadas do prato mais amado dos americanos

+ Encontre as melhores comidinhas em São Paulo

Dine theater Orlando
Acerte na escolha: até para lanches, prefira os restaurantes, como o Sci-Fi Dine-In Theater (Foto: Mario Rodrigues)

No escurinho do cinema

Ao contrário dos fast-foods, todos os restaurantes de serviço à la carte exigem reserva. Dá um trabalho extra, mas compensa pela qualidade da comida, como o hamburgão suculento do Sci-Fi Dine-In Theater, que imita um antigo drive-in. Fica no Hollywood Studios. Para conseguir uma mesa, ligue para o tel: 407 824-4321.

corn dog Orlando
Descubra novos quitutes: como o corn dog, vendido nos quiosques dos parques (Foto: Mario Rodrigues)

Petiscos rápidos

Para enganar o apetite e não perder muito tempo, vale comprar os quitutes vendidos em quiosques nos parques. No Magic Kingdom, um dos mais saborosos é o corn dog. Trata-se de um espeto de salsicha envolto em massa frita feita de milho. Fica um tantinho oleoso, é verdade, mas é uma delícia com sabor de infância.

  

cardapio Orlando
Peça em português: muitos estabelecimentos tem uma versão do cardápio na nossa língua (Foto: Mario Rodrigues)

Cardápio bilingue

Pergunte sempre ao garçom se há um menu escrito em português. A maioria dos restaurantes dos parques temáticos chamados de “table service” oferece essa facilidade. É o caso do Mythos, instalado no Universal’s Islands of Adventure. Não se esqueça de incluir a gorjeta no final da refeição. De 15% a 20% está de bom tamanho.

caranguejo Orlando
Desconfie: há casas como o Fulton’s Crab House que exageram no preço (Foto: Mario Rodrigues)

Caranguejo careiro

No lago central de Downtown Disney, o Fulton’s Crab House tem salão sóbrio e boa oferta de chopes. Nem todas as receitas oferecidas, porém, estão à altura dos altos preços praticados. Fuja da insossa salada de atum e prefira o bolinho de caranguejo com tomate verde frito e milho. Reserva pelo tel: 407 827-2253.

tony square Orlando
Saia do comum: no italiano Tony’s Town Square Restaurant a pedida não é a massa, mas sim a carne (Foto: Mario Rodrigues)

Italiano bom de carne

A vista do Tony’s Town Square Restaurant é privilegiada: dá para a rua principal do Magic Kingdom. Com jeitão de cantina, o cardápio decepciona pelas massas, um pouco cozidas demais, mas acerta no steak guarnecido de batata e abóbora em cubos mais agrião. Reserva pelo tel: 407 824-4321.

funnel cake Orlando
Permita-se: coma sem culpa o funnel cake no Animal Kingdom (Foto: Mario Rodrigues)

De fritar qualquer regime

A ideia não poderia ser mais junkie: uma massa doce frita na hora em óleo abundante e polvilhada ainda quentinha de muuuito açúcar de confeiteiro. O delicioso crime atende pelo nome de funnel cake e pode ser encontrado no Animal Kingdom, perto do auditório onde acontece o show do Rei Leão.

TGI Orlando
Faça pedidos econômicos: como a costelinha do TGI Friday’s, bom para o bolso e para o paladar (Foto: Mario Rodrigues)

Todo dia é sexta-feira

O T.G.I. Friday’s, que já teve filiais em São Paulo, é uma opção para comer sem gastar demais. Tanto o atendimento quanto o cuidado no preparo dos pedidos são irregulares. Para não errar, vá de costelinha de porco ao molho barbecue com batata.

Endereço: 4151 Millenia Boulevard, tel: 407 352-7540

Olive Garden Orlando
Aposte nos italianos: casas como Olive Garden têm bons pratos sem ser careiras (Foto: Mario Rodrigues)

Como na Itália

A cadeia Olive Garden tem boa relação custo-benefício. Agrada o capellini ao molho de tomate, alho, manjericão fresco e azeite. É um pouco mais adocicado do que o paulistano está acostumado, mas está acima da média americana.

Endereço: 8984 International Drive, tel:407 264-0420

T Rex Orlando
Junte sabor com diversão: se delicie com o sanduíche de sorvete do T-Rex enquanto assiste ao show de luzes (Foto: Mario Rodrigues)

Sobremesa pré-histórica

No T-Rex, em Downtown Disney, o salão todo decorado com dinossauros é o maior atrativo. A cada vinte minutos, as luzes mudam e os bonecos gigantescos fazem uma ruidosa e assustadora apresentação. Para adoçar a boca, tem sanduíche de sorvete e chocolate.

Tel.: 407 828-8739

Fonte: VEJA SÃO PAULO