Beleza

Espaços na cidade se dedicam a cuidar exclusivamente das sobrancelhas

Tratamentos em clínicas especializadas chegam a custar 1 500 reais

Por: Carolina Romanini

Fátima Bahia - designer - sobrancelha
Fátima Bahia, que acaba de abrir seu salão na capital (Foto: Silvana Garzaro)

Andando pelas ruas da Vila Olímpia, de salto alto, maquiagem impecável e uma bolsa Chanel a tiracolo, a carioca Fátima Bahia parece mais uma das muitas executivas que circulam pela região. Seu campo de trabalho, porém, é um negócio novo e curioso. Ela faz parte do grupo de profissionais da área da beleza que abriram espaços dedicados exclusivamente a cuidar de sobrancelhas.

+ Mitos e verdades sobre as sobrancelhas

Com dezesseis anos de experiência no assunto, Fátima virou referência no segmento no Rio de Janeiro, onde atende atrizes como Grazi Massafera e Vanessa Giácomo, entre outras. Desde 2004 pega a ponte aérea para cuidar de clientes paulistanas em salas emprestadas em consultórios de amigos. A demanda de aproximadamente quinze freguesas por dia a fez buscar um endereço próprio por aqui. “Precisava estabelecer uma base”, justifica a especialista, que investiu 100 000 reais para montar o Studio FR em uma sala comercial num prédio da Rua São Tomé.

O salão abriu as portas na semana passada oferecendo dois tratamentos: design (150 reais) e micro pigmentação 3D (1 500 reais), técnica que permite redesenhar os fios com perfeição e acertar a cor dos pelos, combinando mais de quarenta tons de pigmento. Para executá-la, é utilizada uma agulha de precisão importada da Espanha (a ferramenta custa 12 000 reais).

Fátima executa sozinha os serviços. Como ela ainda mantém seu ponto no Rio, a filial ficará aberta uma semana a cada quinze dias. Formada em educação física, Fátima acabou se encontrando no ramo da beleza. Fez dezenas de cursos para virar uma expert em sobrancelhas. A cada ano, participa de, no mínimo, dois congressos internacionais. Durante um deles, em 2008, na cidade de Miami, nos Estados Unidos, recebeu o prêmio de melhor designer do mundo.

As sobrancelhas ganharam tratamento especial porque são responsáveis por grande parte da expressão, além de terem se convertido em um acessório da moda. Se os anos 30 pediam que as mulheres raspassemos fios com lâminas para redesenhá-los bem redondos e arqueados, a lápis, hoje a moda é cultivar pelos fartos. Muitas profissionais ganharam fama por sua precisão. Em alguns casos, atuando em parceria com uma dermatologista, aplicam Botox nas pálpebras e abaixo das sobrancelhas para corrigir imperfeições e levantar o olhar.

Um dos pioneiros a investir no segmento é o Spa das Sobrancelhas. A exemplo do Studio FR, a empresa se estabeleceu no Rio de Janeiro, em 2007. Cinco anos depois, abria o primeiro endereço em São Paulo. Em seguida, começou a se expandir por aqui na forma de franquias. Existem hoje catorze delas em operação e outras doze programadas para ser inauguradas até o fim deste ano. “Melhoramos um ramo até então vulgarizado pelos salões de beleza, que, geralmente, transformam qualquer uma em designer de sobrancelhas”, afirma a proprietária Jane Muniz.

Para se certificar através do Spa das Sobrancelhas, a profissional precisa cursar um intensivão de seis dias, com oito horas diárias de aulas práticas e teóricas. O retorno, garantem os franqueados, vem em seis meses. “Faturamos cerca de 30 000 reais por mês”, comemora Claudia Laredo, proprietária da unidade Morumbi, a primeira de São Paulo. “A procura é muito grande. Antes mesmo de a loja abrir, as pessoas batiam na porta para marcar horário”, lembra. Há três meses, ela inaugurou, ao lado da sócia Mariana Ribeiro, mais uma unidade no bairro Campo Belo. Para desenhar as sobrancelhas no spa pagam-se 25 reais.

Olhar 43

Os conselhos dos especialistas para manter fios cheios e saudáveis

design sobrancelha
Sessão no Spa das Sobrancelhas: negócio em ritmo forte de expansão (Foto: Silvana Garzaro)
  • Tirar os pelos antes de quinze dias pode quebrar os fios e forçar um crescimento desordenado
  • Prefira disfarçar imperfeições com sombra ou pigmento específico. Os lápis para olhos contêm ceras que enfraquecem os pelos
  • Tinta de cabelo não deve ser usada nas sobrancelhas, devido ao alto teor de água oxigenada, que apodrece o fio

Clientes famosas

Fátima Bahia assina algumas das sobrancelhas mais bonitas da TV

Grazi Massafera
Grazi Massafera: dicas especiais para manter um olhar marcante nos folhetins da Globo (Foto: Globo/ Matheus Cabral)
Vanessa Giácomo
Vanessa Giácomo: usou franja em Gabriela para não perder o formato poderoso, recém adquirido (Foto: Globo/ Rogério Lorenzoni)
Mirella Santos
Mirella Santos: manutenção rigorosa, a cada quinze dias, das sobrancelhas arqueadas (Foto: Rio News)

Studio FR. Rua São Tomé, 119, Vila Olímpia, tel: 7729-0151.

Spa das Sobrancelhas. Rua Regente Leon Kaniefsky, 151, Morumbi, tel: 3569-9991. Mais treze endereços.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO