Gastronomia

Delivery sustentável usa bicicletas para entregar comidas e bebidas

Para vencer o trânsito ou colaborar com o meio-ambiente, três casas entregam cafés, doces e saladas com bikes

Por: Sophia Braun e Victória Kennedy - Atualizado em

Chocolat de Jour - bicicleta
Chocolat de Jour: bicicleta para entregar as guloseimas (Foto: Divulgação)

O uso de bicicletas nos serviços de entrega parece um caminho sem volta. Além de muito procurado para o envio de documentos, esse sistema de delivery tem feito sucesso também no meio gastronômico. Desde o início do mês, a cafeteria Santo Grão, no Itaim Bibi, e a butique Chocolat du Jour, nos Jardins, apostam nas bikes para levar cafés, pratos quentes e guloseimas aos clientes que moram ou trabalham nessas regiões. 

Além de driblar o trânsito da cidade, esse tipo de serviço tem forte apelo ecológico. “A preocupação com o meio-ambiente acaba agregando à imagem da marca”, afirma Patrícia Landmann, diretora de marketing da Chocolat du Jour. Para dar conta das entregas, ela contratou a recém-lançada Courrieros, primeira empresa especializada nas pedaladas. “O preço do frete é bastante competitivo”, avalia Patrícia. 

O Santo Grão, por sua vez, usa uma bike própria para fazer as entregas. Como a unidade da Rua Jerônimo da Veiga funciona também como restaurante, é possível encomendar refeições completas. “A ideia é atender principalmente quem não tem tempo de sair na hora do almoço e acaba pedindo a comida no escritório”, diz a sócia Daniela Salotti.

Saladerie - bicicleta
Saladerie: delivery verde no eixo Itaim-Jardim Paulistano (Foto: Divulgação)

Um dos primeiros endereços a apostar nesse delivery verde, a Saladerie, no mesmo bairro, tem dois “bikeboys” à disposição. Cerca de seis meses atrás, a casa de saladas começou a entregar todos os pratos do cardápio no Jardim Paulistano e arredores. “A espera gira em torno de 25 minutos”, estima o gerente Carlos Augusto Miranda. “Como a demanda é alta, devemos expandir a área de cobertura até Moema e Morumbi”, adianta.

Veja abaixo o horário de funcionamento e taxas de entrega de cada loja:

Chocolat du Jour: em parceria com a Courrieros, faz entregas de quase toda a linha de produtos com bicicletas. As regiões atendidas por enquanto são Jardins, Itaim, Pinheiros, Alto da Lapa, Moema e Vila Nova Conceição. Funciona em horário comercial e o frete custa R$ 18,00.

Saladerie: o serviço vale de segunda a sexta, das 12h às 15 e das 18h30 às 22h30, mesmo horário de funcionamento da lanchonete. A área coberta vai do Itaim Bibi ao Jardim Paulistano. A taxa cobrada pela entrega é de R$ 5,50.

Santo Grão: disponível apenas na filial do Itaim Bibi. É possível fazer os pedidos por telefone de segunda a sexta, das 11h às 23h. Entrega apenas na região e proximidades.

Fonte: VEJA SÃO PAULO