Especial

Fábrica de fuscas

Como os primeiros modelos foram montados no Brasil, na Rua do Manifesto, em 1953

Por: Daniel Bergamasco, Mariana Barros, Rachel Verano, e Maurício Xavier [colaboraram Ricky Hiraoka, Carolina Giovanelli e Arnaldo Lorençato] - Atualizado em

Fábrica de fuscas no Ipiranga - Especial 459 anos
Construção de carros modelo Fusca no Ipiranga: doze operários (Foto: Divulgação)

Com peças trazidas da Alemanha, um grupo de apenas doze operários cuidou em 1953 da montagem dos primeiros modelos do Fusca no país. O cenário era o número 1.183 da Rua do Manifesto, no Ipiranga. Foram produzidas 2.268 unidades, que tinham 1.200 cilindradas, ao longo dos quatro anos seguintes. No fim daquela década, a Volkswagen concluiu a construção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo. Com isso, em 1959, a montadora abandonou as acanhadas instalações na Zona Sul da capital e transferiu para a região do ABC a produção do Fusca, que passou a ter 100% dos componentes nacionais.

+ Confira mais curiosidades em nosso mapa interativo da cidade

 + Aconteceu bem aqui: curiosidades que marcaram os 459 anos da metrópole

Fonte: VEJA SÃO PAULO