Educação

Começa nesta sexta (26) a 11ª Feira Guia do Estudante

Até domingo, devem passar pelo Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte cerca de 40 000 pessoas

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Feira Guia do Estudante 2010
Feira Guia do Estudante é organizada há onze anos pela Editora Abril, que publica VEJA SÃO PAULO (Foto: Divulgação)

A partir desta sexta (26), a 11ª edição da Feira Guia do Estudante invade o Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte com diversas palestras e informações sobre o mercado de trabalho nas mais diversas profissões. Até domingo (28), dezenove universidades colocam seus alunos, professores e orientadores à disposição dos visitantes para esclarecer dúvidas sobre os cursos oferecidos. Além disso, a feira ainda oferece oficinas e apresentações sobre as principais áreas de interesse dos jovens ingressantes no mundo universitário, das 9h às 19h.

+ Bienal do Livro 2016 começa na sexta (26) com mais de 50 lançamentos

Com presença confirmada, a repórter e apresentadora da TV Globo Carol Barcellos, o ator do Zorra Total Nelson Freitas, a youtuber Bruna Vieira e o ex-jogador Marcelinho Carioca também fazem parte do rol de atrações, e darão palestras sobre os desafios e escolhas de suas trajetórias para inspirar o público. A expectativa da feira é de que cerca de 40 000 pessoas ocupem o pavilhão na Zona Norte da capital nestes três dias.

A entrada, assim como nos outros anos, é gratuita. Mas fique atento: é preciso preencher um cadastro. Para garantir sua presença, clique aqui.

+ Biblioteca 24 horas: os títulos mais pedidos da Mário de Andrade

Confira abaixo os destaques do evento, separados por estande.

CENTRO UNIVERSITÁRIO FEI

Chesslab – jogo de xadrez - O jogo de xadrez estará disponível para estudantes jogarem apenas com a captura dos movimentos oculares e, assim, testarem suas habilidades. O projeto tem como objetivo entender o processo de aquisição, interpretação e reconhecimento de sinais visuais e cognitivos em jogadas de xadrez para compreender como aspectos distintos da cognição humana interagem entre si para execução desta tarefa mental complexa.

Fórmula FEI - no projeto Fórmula SAE, os alunos desenvolvem um carro do tipo fórmula que participa de competições no Brasil e no exterior. O trabalho dos alunos envolve concepção, projeto detalhado até a construção, testes e validação do veículo.

Futebol de Robôs – os robôs humanóides têm como principal característica reproduzir, através da sua estrutura e movimentos, um ser humano. Os robôs participam de competições no Brasil e no Exterior. Eles estarão dispostos em um minicampo de futebol para demonstração do seu funcionamento.

CRUZEIRO DO SUL/UNICID

Interessados em seguir na área de Biológicas vão poder interagir com alunos do curso de Biomedicina, que estarão no estande todos os dias das 12h às 19h para aplicar testes de glicemia nos visitantes e demonstrar o uso de microscópios com lâminas prontas. No dia 26, das 9h às 12h, alunos de Medicina realizarão atividade prática para demonstrar alguns tipos de sutura em língua de boi.

Já quem pretende explorar Exatas terá à disposição, durante todos os dias, apresentações de uma hora com os coordenadores dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção. Eles vão demonstrar os conceitos por trás de atividades laboratoriais que são sempre garantias de um aprendizado divertido e fascinante, como o gerador de Van Der Graaff, gerador de ondas em cordas e anel saltante, além de um projeto didático de automação para Elevadores. Confira os horários:

Dia 26 – Auditório B, das 13h às 14h e Auditório A, das 15h às 16h.

Dia 27 – Auditório B, das 9h às 10h, das 12 das 13h, das 18h às 19h.

Dia 28 – Auditório B, das 10h às 11h, das 13h às 14h, das 14h às 15h, das 16h às 17 e das 18h às 19h.

Já na área de Humanas, a unidade São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul promove uma simulação de audiência trabalhista no dia 27, das 10h40 às 11h50, no auditório C. Alunos visitantes vão conduzir a atividade.

FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO — FRB

Aluno de jornalismo da FRB e ídolo do Corinthians, o ex-jogador de futebol Marcelinho Carioca ministrará no dia 27, na Arena, às 16h, a palestra Virando o Jogo, na qual compartilha sua carreira esportiva e conta como resolveu retomar os estudos, fazendo um paralelo entre a motivação no campo e na sala de aula.

FAM – FACULDADE DAS AMÉRICAS

Os consagrados youtubers Leo Bacci e Bruna Vieira são os convidados FAM para essa Feira. Cada qual fará na Arena do Pavilhão Amarelo um descontraído bate-papo com os estudantes sobre as expectativas e novidades da transição colégio/faculdade. Bruna se apresenta na sexta às 15h20 com o tema Terminei o ensino médio. E agora?, enquanto a participação de Bacci fica para sábado e terá como gancho A vida universitária e seus desafios. Outra presença de renome será Laura Vicente, repórter e apresentadora do Multishow, que na categoria de garota propaganda da FAM vai cobrir o estande e interagir com o público na tarde do dia 26.

O estande da FAM inclui outras atrações para quem busca informações sobre carreiras e o ensino superior, como uma UTI simulada e a representação de um passeio panorâmico por um campus da FAM, via realidade aumentada transmitida por óculos RIFT.

MACKENZIE

Ao longo da feira, o Mackenzie vai oferecer oficinas que aproximam os vestibulandos da realidade acadêmica, abrangendo os cursos de Computação e Informática, Design, Rádio, Jornalismo, Saúde e Bem-Estar e Gastronomia — como no ano passado, os três dias terão atrações concorridas para candidatos a futuros chefs, começando no dia 26 com as oficinas de sanduíche de churrasco grego; dia 27 estão previstas oficinas de linguiça San Maiale; já no último dia (28) acontecem as oficinas de Sabores de Milho.

Várias outras atividades no estande do Mackenzie vão cumprir o papel de introduzir os pré-vestibulandos ao ensino superior, incluindo jogos digitais, música computacional, computadores quânticos, criação publicitária, jornalismo e novas tecnologias, workshop de bandagem elástica, produção de géis para cabelo e quizzes sobre alimentação nutricional.

O Mackenzie também promove os Simulados Mackenzie, sendo que para esta edição, graças à parceria da universidade com a STB (Student Travel Bureau), os campeões serão premiados com um curso de duas semanas de idiomas na escola KAPLAN, no Canadá, com acomodações e passagens aéreas inclusas. Já o 2º colocado ganhará uma GoPro Hero e o 3º um Apple TV.

UMC

Palestrante da UMC para essa 11ª edição da Feira Guia do Estudante, o ator e humorista Nelson Freitas, uma das estrelas do programa Zorra Total (Rede Globo), vai interagir com o público da Arena no sábado, das 11h20 às 11h50, e conversará com os jovens sobre carreira, sua trajetória e as escolhas que definiram sua vida profissional. Além de Nelson, também palestram o professor do curso de Medicina da UMC e infectologista do Instituto Emilio Ribas, Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, sobre carreira na área de saúde, às 10h30 da sexta feira no Auditório B; e no sábado, às 10h40, também no Auditório B, o coordenador do curso de Direito do Campus Villa-Lobos/Lapa-SP e mestre em Direitos Difusos e Coletivos, Dr. Jackson Passos Santos, fala sobre a área de Direito.

UNIP

No estande da UNIP, o destaque vai para o curso de Gastronomia: além de palestras sobre o curso, oportunidades do mercado e áreas de atuação, haverá aulas experimentais nas quais alunos do 2º ao 4º semestre prepararão uma receita de cozinha regional brasileira, acompanhados da coordenação do curso. As aulas acontecem todos os dias das 15h30 às 16h10, exceto no domingo, quando a atividade vai das 12h30 às 13h10. A programação de palestras do estande inclui ainda os cursos de medicina veterinária, psicologia, gestão em recursos humanos, publicidade, direito, fotografia, turismo, engenharia, odontologia, letras, farmácia, propaganda e marketing, arquitetura e urbanismo, relações internacionais e administração.

+ Youtuber Maju Trindade revela ter “alma negra” em livro biográfico

Durante todo o evento, diversas faculdades oferecem, em seus estandes, simulados preparatórios para os vestibulares como Fuvest e Enem.

Fonte: VEJA SÃO PAULO