Memória

Cine Olido homenageia Satyajit Ray

Pouco conhecido no Brasil, importante cineasta indiano morreu há 20 anos

Por: Redação VEJINHA.COM

20 Anos Sem Satyajit Ray
20 Anos Sem Satyajit Ray: 'Canção da Estrada' está na programação (Foto: Divulgação)

Entre cineastas ao redor do mundo, o diretor indiano Satyajit Ray é considerado uma referência. Morto em 1992, seu nome, entretanto, é pouco conhecido pelo público em geral. A partir desta terça (12), será possível conferir uma parte de sua obra no Cine Olido, que realiza a mostra 20 Anos sem Satyajit Ray.

+ Os melhores filmes em cartaz; salas e horários

Estão na programação títulos como “A Canção da Estrada” (1955), “A Sala de Música” (1958) e “O Mundo de Apu” (1959). Também foi incluído o documentário “O Pai do Cinema Indiano” (1982), de Shyam Benegal, que narra a trajetória do realizador, além de “O Rio Sagrado” (1951) – de Jean Renoir –, no qual Ray foi assistente de direção e “Ladrões de Bicicleta” (1948), de Vittorio de Sica, cuja estética neorrealista muito inspirou seus trabalhos.

+ 10 motivos para ir à maior mostra de Ingmar Bergman já feita no Brasil

Agraciado em importantes festivais como Berlim e Cannes – onde chegou a ser homenageado pelo conjunto da obra, em 1982 –, Satyajit Ray ganhou um Oscar honorário em 1992 e é considerado o responsável por popularizar o cinema indiano no âmbito internacional.

Os ingressos custam R$ 1,00. Clique aqui para conferir a programação completa.

Fonte: VEJA SÃO PAULO