Feriado

Cidade tem trânsito acima da média na tarde desta terça (23)

Queda de árvores e semáforos quebrados, por decorrência das fortes chuvas, colaboram para o engarrafamento nas vias

Por: Veja São Paulo - Atualizado em

Trânsito - Marginal Pinheiros
Cidade tem trânsito acima da média na tarde desta terça (23) (Foto: André Lessa/Estadão Conteúdo)

Os motoristas da cidade já começam a sentir os efeitos do feriado de Natal. No começo da tarde desta terça (23), o trânsito na capital registra números acima da média convencional. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), por volta das 13h, a cidade tinha 79 quilômetros de lentidão, 9,1% dos 868 quilômetros de vias monitoradas. A média comum para o horário é 5,8%. A área mais afetada é a Zona Oeste, com 33 quilômetros de vias engarrafadas.

+ Rodízio de veículos pode ter horário e área ampliados

Além da saída da cidade para quem vai curtir as festa longe de São Paulo, as compras de última hora e a forte chuva que atingiu a cidade na noite de ontem, colaboram para a complicação do trânsito. Um homem morreu depois que o carro onde estava foi atingido por uma árvore, em Higienópolis.

Por volta das 13h30,  a CET registrava onze quedas de árvore nas rua Alameda Lorena, 484, Itacolomi, 380, Camilo Nader, 20, Bela Cintra com Matias Aires, Consolação, 1.195, Antonio F. da Costa Lisboa, 83, Itapolis, 527 e Embuaçu, 347. Os outros registros estão nas avenidas Atlântica, 1.099, Raimundo Pereira de Magalhães e Comendador Adibo Ares, 1.230. Problemas em 90 semáforos também atrapalham a circulação de veículos na cidade.

+ Temporal deixa uma pessoa morta e causa transtornos na capital

De acordo com informações do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) existem quatro pontos de alagamento na cidade - sendo metade deles intransitáveis, na avenida Coronel Sezefredo Fagundes e na rua Brasílio Luz, nas zonas Norte e Sul.

A CET estima que 1,6 milhão de veículos devem deixar a cidade de São Paulo. O rodízio de veículos será suspenso a partir desta quarta (24) na capital e continuará desativado até o dia 12 de janeiro. Motoristas que permanecerem na capital deverão ficar atentos ainda com a ativação de ciclofaixas de lazer nos dias de feriado. Além disso, por causa das festas no fim de ano, o metrô terá operação especial nos próximos dias.

A operação restringe a circulação no centro expandido da cidade, conforme o dia e a placa do carro, nos horários de maior volume de tráfego - das 7h às 10h e das 17h às 20h.

Fonte: VEJA SÃO PAULO