Obras

Ciclovia Rio Pinheiros chega à estação Villa Lobos até o fim do ano

Além do novo trecho de 6,4 km, está prevista a criação de três novos acessos aos ciclistas e de um sistema de luz sustentável

Por: Redação VEJINHA.COM

Ciclovia Rio Pinheiros
Ciclistas na Ciclovia Rio Pinheiros: novo trecho deve ser inaugurado até o fim do ano (Foto: Divulgação)

Até o fim deste ano, os 14 km da Ciclovia Rio Pinheiros, que atualmente ligam a Av. Miguel Yunes à estação Vila Olímpia da CPTM, ganharão mais 6.400 metros, com destino final na estação Villa Lobos-Jaguaré. No mesmo prazo, a CPTM promete a implementação de três novos acessos para os ciclistas — um pela ponte Cidade Universitária, outro pela estação Morumbi e o terceiro pela Santo Amaro — e a criação de um sistema de iluminação com energia limpa e renovável ao longo da via.

+ Quatro ciclovias e grupos para pedalar

+ Um dia nas ciclofaixas de domingo

Para o primeiro semestre de 2012, outras duas passarelas de uso exclusivo dos ciclistas devem ser inauguradas. Uma delas ligará a ciclovia ao Parque Villa-Lobos e, a outra, ao Parque do Povo, na região da ponte Cidade Jardim.

O projeto de iluminação da via prevê a instalação de instrumentos para captação do vento e coletores solares. A previsão é que o sistema de luz seja concluído com as obras das duas novas passarelas.

+ Xaveco Virtual: nossa ferramenta para paquerar no Twitter

A quantidade de pontos de apoio também será maior. Atualmente, há dois espaços fixos com banheiros, bebedouros e assistência para troca de pneus e manutenção das bikes — um no acesso pela Av. Miguel Yunes e o outro no acesso pela Vila Olímpia. Até o fim do ano, novas unidades deverão ser implantadas, na altura das estações Cidade Jardim, Cidade Universitária e Jaguaré-Villa Lobos. O espaço provisório, perto da estação Santo Amaro, deverá ser transformado em posto permanente. No total, serão seis pontos de apoio.

Fonte: VEJA SÃO PAULO