Na Avenida Paulista

Ciclistas promovem pedalada em protesto contra morte de Juliana Dias

Bicicletada está marcada para esta terça (6), às 19h

Por: Adriano Conter

Bicicletada
Bicicletada: protesto lembra morte de três ciclistas atropelados no último dia 2 (Foto: Stockphoto)

São Paulo e outras 11 cidades protestam nesta terça (6), a partir das 19h, contra a morte de três ciclistas atropelados no último dia 2 no Brasil. Além de Juliana Dias, bióloga de 33 anos atingida por um ônibus quando pedalava pela Avenida Paulista, a passeata lembra acidentes ocorridos em Brasília e Belém.

+ Sinalização de motofaixas decepcionam ciclistas

+ Trânsito mata mais um ciclista

+ A ciclofaixa da discórdia

O protesto é organizado pelo movimento Bicicletada, cujo objetivo é reivindicar o lugar da bicicleta na rua. De acordo com Antonio Filho, um dos incentivadores da pedalada, “o número de ciclistas está crescendo e estão todos indignados com a falta de medidas efetivas para protegê-los”.

A saída acontece da Praça do Ciclista, na esquina da própria Avenida Paulista com a Consolação. Ainda não há trajeto definido.

Aracaju, Brasília, Curitiba, Maringá, Florianópolis, Manaus, Porto Alegre, Caxias do Sul, Recife, Rio de Janeiro e Salvador também participam.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), em 2010 morreu um ciclista vítima de acidente por semana na capital paulista. Os dados do ano passado ainda não foram contabilizados.

Fonte: VEJA SÃO PAULO