Especial

Casa das Caldeiras organiza programação cultural aos domingos

Desde 2008, espaço recebe eventos como shows, oficinas infantis, contações de histórias e até baladas

Por: Bruna Ribeiro - Atualizado em

Casa das Caldeiras
Crianças acompanham atentas uma apresentação na Casa das Caldeiras (Foto: Ricardo D'angelo)

Quem entra pela primeira vez na Casa das Caldeiras, na Barra Funda, logo se encanta com a beleza do local. Trata-se de uma fábrica de alvenaria de tijolos dos anos 20, que servia como geradora de energia para as antigas Indústrias Matarazzo. Pelo subsolo, o visitante chega a uma das três chaminés de mais de 30 metros de altura e a caldeirões remanescentes. Aos domingos, o passeio histórico fica ainda mais interessante com a programação cultural gratuita que toma conta do espaço, entre baladas, apresentações musicais e oficinas infantis.

+ Especial férias 2013

+ Cidade das Crianças: um blog de pais para pais

Há ainda uma área reservada especialmente para as crianças com lápis, papéis e livros. Brenda Oliveira, 8 anos, adora brincar ali. O pai, Casper Back Spin, 32 anos, sempre a leva. Como dançarino de hip hop, ele não deixa de frequentar a festa do movimento For Fun Party:  "Acho muito bacana trazer uma cultura que sempre foi discriminalizada para um ambiente familiar como esse". A produtora de eventos Thais Bonfiglioli, 34 anos, mãe de Maria, 1 ano, concorda: "O ambiente da For Fun Party é muito tranquilo, e ela adora".

  • Voltar ao início

    Compartilhe essa matéria:

  • Todas as imagens da galeria:

Outras baladas, como a famosa Voodoohop, e ações de ONGs a exemplo do  Instituto Alana também ocupam a Casa das Caldeiras aos domingos – único dia da semana em que o endereço não é locado para eventos multiculturais. "Chamamos grupos que estão buscando seu espaço na cidade e discutem a cultura urbana", explica o coordenador de atividades Júnior Silva.

De acordo com Júnior, entre as temáticas apresentadas estão projetos de inclusão, acessibilidade, cultura negra e diversidade. "Por isso nossos projetos não trabalham com apresentações pontuais, como uma peça. No mesmo dia, chegamos a oferecer artes plásticas, música e dança."

A Casa das Caldeiras foi tombada como patrimônio histórico em 1986 pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico). Restaurada e revitalizada em 1999, teve início um novo modelo de ocupação que se concretizou em 2008 com a criação da ACCC (Associação Cultural Casa das Caldeiras). Todas as atrações que tomam o chão da fábrica têm a ver com desenvolvimento humano e a cidadania.

Confira programação deste fim de semana:

Dia 28

For Fun Pary (Hip Hop & Culturas Urbanas)                                                                                                                                      

Ponto de encontro para quem quer dançar, aprender e interagir com as mais diversas modalidades de culturas urbanas

- Workshop de Danças Urbanas. Inscrição: forfunparty@spraystudio.com.br

- Batalhas de B.Boys e de B.Girls

- Grafite (Live Painting)

- Monitoria para crianças sobre a história da fábrica

Fonte: VEJA SÃO PAULO