PASSEIOS

Expectativa x Realidade: o Bar de Gelo, no Shopping Metrô Itaquera

Será que vale a pena visitar o espaço congelante, que funciona até 11 de agosto?

Por: Saulo Yassuda - Atualizado em

bar de gelo
O pequeno ambiente (Foto: Divulgação)

Eu queria chegar, sentar e pedir um drinque -- num copo de gelo, de preferência. Ou, quem sabe, tomar um chope estupidamente gelado. Mas não tinha nada disso. O Bar de Gelo, montado no Shopping Metrô Itaquera até terça (11) (há chances de prorrogação), não é bem um... bar.

+ Os melhores programas do fim de semana

Dentro do espaço, a friaca é intensa -- os termômetros marcavam -5ºC na tarde da quinta (6), quando visitei o local. E o ambiente é micro. "É menor que na foto!", lamentou um dos visitantes. Não à toa, o lugar comporta apenas dez pessoas por vez, e cada grupo só pode permancer 10 minutos ali.

Bar de Gelo - Shopping Metrô Itaquera
Tirar fotos: o maior objetivo do pessoal (Foto: Saulo Yassuda)

Para entrar, não se paga nada. Deve-se fazer uma reserva no mesmo dia do passeio, com as hostess que ficam na porta. Segundo uma delas, as inscrições, que começam às 10h, têm se esgotado por volta das 15h30. Pois é, o pessoal gosta mesmo de passar frio. 

Antes de o começar a aventura gelada, o visitante recebe luvas e casaco (vá por mim: vista-os). E então entramos no mundo do gelo, em que tudo é feito de água solidificada: o balcão translúcido, a geladeirinha,  o sofá que vai mudando de cor de acordo com a iluminação... O espaço é embalado por um som gravado de "brrrrr", aquele de nevascas dos filmes. 

Bar de Gelo - Shopping Metrô Itaquera
A geladeirinha: bebidas de mentira (Foto: Saulo Yassuda)

O propósito do pessoal é uma só: fotografar. O cidadão, então, encaixa o rosto na estátua de gelo sem cabeça e: clique. Depois, senta no sofá ao lado do humano esculpido em gelo e: clique. Se junta com a turma no meio do bar, levanta o braço para a selfie e: clique.

Minha última esperança de molhar o bico veio quando avistei, olha só, uma linda prateleira repleta de garrafas, bem atrás do balcão. Cheguei bem perto, esfreguei os olhos, preparei a língua. Mas era miragem. Tratava-se de um um painel grudado na parede... Nada de drinque para mim. :(

Bar de Gelo - Shopping Metrô Itaquera
Bar de Gelo, no Shopping Metrô Itaquera (Foto: Saulo Yassuda)

"Valeu, gente!", grita o funcionário quando os dez minutos acabam. Saí do mundo gelado e senti, ao mesmo tempo, o choque de realidade  e o térmico. As lentes de meus óculos embaçaram. Minha garganta estava seca. E minhas redes sociais, agitadas.

Sim, a foto no gelo deu para o gasto, ainda que a iluminação rarefeita do lugar não me valorizasse (rs) . Ficou meio escura e tal. Mas o ambiente inusitado rendeu alguns likes

Fonte: VEJA SÃO PAULO