Esporte

Atrações para curtir a Virada Esportiva em todos os cantos da cidade

Confira os principais destaques de cada região da capital

Por: Julia Gouveia - Atualizado em

Virada Esportiva Tirolesa Anhangabaú 2
São Paulo se transformará em um grande ginásio de esportes neste final de semana (Foto: Divulgação)

Neste final de semana, a capital se tornará um imenso ginásio de esportes. Durante uma maratona de 34 horas ininterruptas, a sétima edição da Virada Esportiva terá mais de 2 000 atividades em cerca de 200 pontos espalhados pela cidade. As atrações vão se concentrar em parques, CEUs, centros esportivos e até cartões-postais paulistanos, como o Vale do Anhagabau e o Memorial da América Latina.

Veja as principais atividades de cada região da cidade:

CENTRO

► Arena Radical (Vale do Anhangabaú)

Quando: sábado, a partir das 8h, até às 16h de domingo.

O local concentrará atividades radicais como tirolesa, rapel, alpinismo, surfe mecânico, pebolim humano e até simuladores de queda-livre e anti-gravidade. Haverá também oficinas de tênis de mesa, ministradas por Hugo Hoyama, campeão pan-americano da categoria (sábado, das 11h às 15h).

► Skate Run (Praça Charles Miller)

Quando: domingo, 8h.

Novidade desta edição, a corrida de skate de rua terá um percurso de 8 quilômetros. Divididos em quatro categorias, os participantes largarão em frente ao Estádio do Pacaembu, passando pelo Elevado Costa e Silva, o Minhocão. A linha de chegada será no Memorial da América Latina, na Barra Funda. São esperados cerca de 10 000 skatistas.

► Arena do Idoso (Viaduto do Chá)

Quando: sábado, 9h às 17h

O espaço embaixo do viaduto será dedicado à turma da terceira idade, que terá pista de dança, massagem relaxante e aulas de ginástica e alongamento.

► Memorial da América Latina

Cartão-postal da metrópole, o Memorial será o palco de atrações mais alternativas. Será possível andar em um balão de ar quente (domingo, 8h às 11h30); praticar arco e flecha (das 10h de sábado até 17h de domingo); brincar em um jogo de damas humano (sábado, 9h às 17h) ou assistir uma apresentação de motocross (domingo 8h às16h).

ZONA LESTE

► Air Show (Parque do Carmo)

Quando: sábado e domingo, 9h às 17h. As atrações vão tirar o público do chão: balão de ar quente, além de simuladores de paraquedismo, asa delta e bungee jump. O Carmo recebe ainda o evento Circo no Parque.

► Parque Esportivo dos Trabalhadores (PET)

Um dos principais pontos da Virada, o parque terá um torneio de tênis (das 20h de sábado até às 4h de domingo); corrida infantil (sábado, 8h às 12h); além das atrações do Rei da Piscina (sábado, 8h às18h), como wakeboard e frescobol. No local ocorre ainda a Corrida 24 Horas (das 14h de sábado às 14h de domingo).

► Caravana Radical (Centro Esportivo de Vila Curuça)

Quando: sábado e domingo, 10h às 17h. Localizado na área da Subprefeitura do Itaim Paulista, será realizada uma série de clínicas de modalidades como surfe, stand up paddle, slackline, parkour e skate.

ZONA OESTE

► Viradinha Esportiva (Parque Villa Lobos)

Voltado para crianças de até 12 anos, o espaço apostará em atividades recreacionais, como brinquedos infláveis, oficinas e gincanas.

► Deu Praia na Virada (Centro Educacional e Esportivo Edson Arantes do Nascimento)

Quando: sábado, 9h às 17h. Em pleno bairro da Lapa, os paulistanos vão poder se sentir na praia praticando esportes como futebol de areia, futevôlei e handbeach.

► Passeio monitorado no Pico do Jaraguá

Quando: sábado, 8h às 12h.

► Ginásio Baby Barioni

Quando: sábado, 10h às 18h. O local será dedicado aos jogos boêmios, como sinuca, pebolim e futebol de botão.

ZONA NORTE

► Festival Ciclo BR (Parque da Juventude)

Quando: das 10h, no sábado, até 17h, de domingo. Mais de 24 horas ininterruptas dedicadas ao ciclismo.

► Campeonato Paulista de Pipas (Centro Esportivo Jardim São Paulo)

Quando: sábado, 19h. O destaque da competição fica por conta das pipas que serão iluminadas por lâmpadas de led. Em seguida, ocorre uma revoada aberta ao público, em que serão distribuídos mais de 2 000 kits de pipas.

► Virando Brincadeira (Parque Linear do Jardim Damasceno)

Quando: sábado e domingo, 10h às 17h. Diversão para a garotada com atividades lúdicas: jogos de tabuleiro, futebol de rua, vôlei de rua e brinquedos infláveis. Haverá também oficinas de pintura, argila, gesso, recicláveis, artesanato.

Virada Esportiva
Parque da Independência: um dos redutos dos skatistas (Foto: Christiane Ceneviva)

ZONA SUL

► Parque do Ibirapuera

Um dos espaços mais agitados da Virada, o parque terá grandes atrações como a primeira edição do Passeio Noturno Sobre Patins (sábado 20h/0h). Para os fãs de tênis, haverá clínicas (sábado e domingo, 10h às 16h) da modalidade com a equipe do Instituto Patricia Medrado.

► Virada Noturna de Bike (Parque das Bicicletas)

Quando: sábado e domingo, 20h às 3h.

► Skate no Paraisópolis (CEU Paraisópolis)

Quando: sábado, 9h às 17h; domingo, 10h às17h. Haverá aulas de skates

► Skate no Museu (Parque da Independência)

Quando: sábado, 7h às 19h. Frequentando por skatistas, o parque, que abriga o Museu do Ipiranga, será o ponto de encontro da modalidade. Para os mais radicais, haverá um simulador de snowboard.

Fonte: VEJA SÃO PAULO