Roteiro

Atrações infantis que fazem sessão extra no feriado

Escolha o programa da família e divirta-se

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Por uma Estrela
'Por uma Estrela': espetáculo da Cia. Truks encanta com bonecos, cenário e história sem diálogos (Foto: Divulgação)

Quem fica na cidade no feriado do Aniversário de São Paulo, tem a oportunidade de curtir alguns espetáculos que, normalmente, só estão em cartaz no fim de semana.

+ Filmes para ver com as crianças no cinema

+ Confira a programação especial de shoppings

+ Os melhores espaços para brincar na cidade

Sucessos como Pedro e o Lobo e Por uma Estrela são dois exemplos de peças que fazem sessão extra nesta sexta (25). Veja mais opções abaixo e garanta a sua entrada:

  • Adaptação do Grupo Sobrevento para o texto da escritora inglesa Virginia Woolf. Ao bordar uma grande cortina azul com figuras de animais, uma babá (Giuliana Pellegrini) pega no sono. Enquanto brinca na sala, o menino (Marcelo Paixão) aproveita para recolher o tecido e começa a imaginar que os bichos ganharam vida. Com a técnica do teatro de sombras, os precisos manipuladores Anderson Gangla, Agnaldo Souza, Marcelo Paixão e Giuliana Pellegrini representam de maneira graciosa um elefante, uma girafa, dois pinguins e outros personagens coloridos. Eles saltam do pedaço de pano e montam um cenário de uma alegre aldeia. Despertam curiosidade na garotada os momentos em que Marcelo Paixão, como num passe de mágica, parece retirar algumas das silhuetas de trás da tela onde surgem as sombras. Estreou em 07/05/2011. Até 28/04/2013.
    Saiba mais
  • De Carina Prestupa e Thaís Póvoa. Nada faz muito sentido neste espetáculo da Cia. Lona de Retalhos. Ao lado de Jerônimo, um cavalo que tem cara de galinha, as palhaças Chocolate (Thaís Póvoa) e Batatinha (Carina Prestupa) aguardam ansiosas pela chegada do tal Gordô — mesmo sem saber bem quem ele é ou quando vem. Surpreendentemente, o toque absurdo baseado em Esperando Godot, do irlandês Samuel Beckett (1906-1989), ganha a simpatia das crianças. Brincadeiras com comida, piadas ingênuas e gags circenses garantem boas risadas. Estreou em 03/08/2008. Até 01/02/2013.
    Saiba mais
  • De Beto Andreetta. Nos moldes de Bichos do Brasil, de 2001, a companhia Pia Fraus conta com os inventivos bonecos criados por Dino Soto e Sidnei Caria para retratar a relação entre os animais e suas proles. De uma oca de 3,5 metros de altura saem todos os bichos — e até índios —, confeccionados com fibras, bucha vegetal, madeira e outros materiais naturais. Um misto de humor e fofura rege a trama sem diálogos, que inclui um grupo de sapos desafinados. Num dos momentos mais marcantes, a oca se transforma no casco de uma grande tartaruga. Estreou em 26/09/2009. Até 24/02/2013.
    Saiba mais
  • Encantadora, a fábula musical do compositor russo Sergei Prokofev ganha vida e (muitas) cores pelas mãos dos hábeis manipuladores da Imago Cia. de Animação. A trama apresenta um menino que desobedece ao avô e foge para a foresta na companhia de um pato, um gato e um passarinho. Lá, encontra um lobo feroz e tem de usar a inteligência para se safar e salvar os amigos. Recomendado a partir de 3 anos. Estreou em 3/1/2004. Até 1º/5/2016.
    Saiba mais
  • De Henrique Sitchin. A Cia. Truks ganhou reconhecimento pelo ótimo trabalho na animação de bonecos e objetos, e nesse espetáculo a trupe retoma o bem-sucedido formato. Apesar da destreza dos manipuladores, o destaque aqui fica para a tocante história sem diálogos. Tudo se passa em uma vila de pescadores, onde um menino e uma menina nascem no mesmo dia e se tornam grandes amigos. Mais crescidos, eles se apaixonam. Um dia, a garota recebe a notícia de que precisa morar longe e o jovem, desiludido, passa a vida inteira sofrendo de saudade. Já idoso, contudo, ele resolve ir atrás dela. Criados por Dalmir Rogério Pereira, os bonecos passeiam por diversos cenários litorâneos. No encantador momento no qual eles mergulham no mar, representado por sacos plásticos transparentes, os protagonistas parecem reais. Isso só é possível graças à habilidade dos manipuladores Aguinaldo Rodrigues, Jorge Miyashiro, Kely de Castro, Luciana Semensatto, Rogério Uchoas e Sandra Lessa, que dão vida ao casal enamorado. Estreou em 21/10/2012. Até 27/01/2013.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO