mídia

Ativistas pedem que macaco seja considerado autor de selfie

Imagem clicada em 2011 em reserva na Indonésia viralizou na internet 

Por: Veja São Paulo

Macaco selfie
O macaco Naruto: selfie polêmica (Foto: Reprodução)

O PETA, grupo que defende os animais, pediu que a Justiça americana reconheça o macaco que fez uma selfie com uma máquina fotográfica como detentor dos direitos autorais da imagem.

+ Anistia Internacional divulga nota de repúdio contra novela 'A Regra do Jogo'

O processo ingressado em uma corte federal de São Francisco, na Califórnia, prevê que o Peta administre as receitas oriundas da foto e as utilize em prol do animal e de outros primatas que vivem na ilha de Sulawesi, Indonésia.

A foto foi tirada em 2011 e rapidamente virou meme na internet. O clique foi feito com uma máquina do fotógrafo britânico David Slater.

No ano passado, o profissional processou a Fundação Wikimedia, que se negava a retirar de sua coleção de imagens a selfie feita pelo macaco.

+ Confira as últimas notícias

De acordo com Slater, a entidade considera que os créditos da foto sejam do macaco, e não do fotógrafo: “A imagem me pertence. Mas como foi o macaco que apertou o botão e tirou a foto, eles dizem que o macaco é o titular dos direitos autorais”. A Justiça americana rejeitou a ação de Slater, que queria indenização de 30 000 dólares.

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO