Animais

Após críticas, Aquário de São Paulo libera nota sobre ursos-polares

Instituição afirma que os animais "não foram tirados da natureza" e que "qualquer afirmação pejorativa sem fundamento poderá sofrer medidas jurídicas"

Por: Carolina Giovanelli - Atualizado em

Aquário
Os ursos-polares Aurora e Peregrino: novas atrações do Aquário de São Paulo (Foto: Mario Rodrigues)

Após diversas críticas em sua página de Facebook, o Aquário de São Paulo se pronunciou por meio de nota nas redes sociais sobre o casal de ursos, Aurora e Peregrino, que veio da Rússia para São Paulo. Os internautas publicaram comentários citando "escravidão" e exploração dos animais e sua retirada do habitat natural para exposição, além de os compararem com Arturo, um urso-polar que vive na Argentina e chamou a atenção de ativistas por viver deprimido.

+ Saiba mais sobre a nova ala do Aquário

Confira a nota do Aquário:

"O Aquário de São Paulo não tem financiamento da prefeitura, governo ou qualquer órgão político. São mais de 150 biólogos, veterinários e oceanógrafos entre funcionários de outros setores que trabalham todos os dias com dedicação para manter o bem estar dos animais.Estes ursos polares especificamente, não foram tirados na natureza. Aurora e Peregrino nasceram em cativeiro e viviam em um espaço muito pequeno em outro zoológico.

Foram mais de dois anos de muito trabalho e pesquisas para construir o maior recinto climatizado para urso polar do mundo, exclusivamente para eles. Pensando também em melhorar as condições do meio ambiente para que cada vez menos animais sofram em vida livre, desenvolvemos projetos internos como reutilização da água, reciclagem e compostagem.

+ Como ganhar 50% em ingressos para adultos do Aquário

Se depois dessas informações, você se manter contra o trabalho realizado pelo Aquário de São Paulo, nós respeitamos. Mas também exigimos respeito. Há diversas formas de expor opiniões sem denigrir um trabalho sério. Qualquer afirmação pejorativa sem fundamento poderá sofrer medidas jurídicas.Interessados em mais informações de forma séria e responsável, nos colocamos à disposição através do e-mail: bemestaranimal@aquariodesaopaulo.com.br."

Fonte: VEJA SÃO PAULO