Cinema

Após 'Jurassic Park', veja outros hits que podem voltar às telas em 3D

Independence Day e a trilogia Senhor dos Anéis estão nos planos de Hollywood para ganhar versões tridimensionais; o formato, no entanto, nem sempre mostra-se lucrativo

Por: Redação VEJINHA.COM - Atualizado em

Jurassic Park 3D
'Jurassic Park 3D': o thriller de Steven Spielberg volta com projeção em 3D (Foto: Divulgação)

Ainda que pareça infalível, a estratégia de converter superproduções do passado em 3D ainda provoca incertezas na indústria do cinema. Para cada sucesso de bilheteria – como O Rei Leão, que arrecadou 177 milhões de dólares ao ser relançado em 2011 – há uma decepção. A recente reestreia de Monstros S.A., por exemplo, fez “apenas” 37 milhões de dólares.

Nesta sexta (16), a fita de aventura Jurassic Park, dirigida por Steven Spielberg e lançada pela primeira vez há 20 anos, volta às telas “turbinada” com efeitos tridimensionais. O desempenho comercial do longa-metragem será decisivo para que os estúdios confirmem – ou, no pior dos casos, engavetem de vez – os próximos relançamentos em 3D nos cinemas, previstos para os próximos anos.

A seguir, veja os filmes que podem ganhar edições na tecnologia digital:

Independence Day
Independence Day (Foto: Divulgação)

- Independence Day

A megaprodução de 1996 voltaria às telas em julho deste ano, mas a Fox resolveu adiar o lançamento em 3D para evitar a competição com outros sucessos do período de férias. Ainda que sem data definida, o longa-metragem tem potencial para agradar no novo formato: os efeitos visuais impressionantes da invasão de extraterrestres nos Estados Unidos são o maior mérito da fita.

O Mágico de Oz
O Mágico de Oz (Foto: Divulgação)

- O Mágico de Oz

Depois do sucesso de Oz – Mágico e Poderoso, uma das maiores bilheterias do ano nos Estados Unidos, a Warner prepara uma edição tridimensional do filme de Victor Fleming, que completa 75 anos em 2014. O longa será exibido nos Estados Unidos durante apenas uma semana em setembro. Ainda não se sabe se a edição chegará aos cinemas brasileiros ou se desembarcará por aqui apenas em Blu-Ray.

Star Wars: Episódio II - O Ataque dos Clones
Star Wars: Episódio II - O Ataque dos Clones (Foto: Divulgação)

- Star Wars 2 e 3

Após a aquisição da Lucasfilm pela Disney e o anúncio do novo filme da saga Star Wars, agendado para 2015, os planos de relançar em 3D todos os longas da “segunda fase” da série foi adiado. Mas a Disney ainda tem nas mangas a cartada de abrir o apetite dos fãs da série espacial com sessões de Star Wars: Episódio II – O Ataque dos Clones e Star Wars: Episódio III – A Vingança de Sith.

A Pequena Sereia
A Pequena Sereia (Foto: Divulgação)

- A Pequena Sereia

Depois de relançar O Rei Leão, Toy Story, A Bela e a Fera e Monstros S.A. em 3D, a Disney estava com tudo pronto para exibir A Pequena Sereia, de 1989, no novo formato, em setembro deste ano. Mas, em janeiro deste ano, o estúdio decidiu editar o filme apenas em Blu-Ray, em outubro. Não foi divulgado, no entanto, se serão feitas exibições especiais no cinema.

O Senhor dos Aneis
O Senhor dos Aneis (Foto: Divulgação)

- O Senhor dos Anéis

A trilogia dirigida por Peter Jackson foi distribuída, entre 2001 e 2003, um pouco antes da febre do 3D. Por isso, não são poucos os fãs da adaptação da aventura escrita por J.R.R. Tolkien que cobram uma versão tridimensional da saga. Na entrevista coletiva do primeiro episódio de O Hobbit, no fim de 2012, Jackson desconversou sobre o assunto, mas deixou uma porta aberta para a conversão dos filmes no formato: “Não sei se isso vai ocorrer, mas conversamos vagamente com o estúdio”, disse. Será?

Fonte: VEJA SÃO PAULO