Comportamento

Mães blogueiras: Anne Rammi

Em seu cantinho virtual, a artista plástica defende práticas como parto em casa, amamentação prolongada e uso de fraldas de pano

Por: Helena Galante

Capa 2269 - Mães blogueiras - Anne Rammi
Anne Rammi: "então chegou o dia do encontro mais fofo do Brasil: o Tomás foi para o peito. Eu ofereci o outro para o Joaquim e eles mamaram juntos. Foi um momento lindo e emocionante” (Foto: Fernando Moraes)

Parto natural, fraldas de pano e distância de comidas industrializadas são algumas das bandeiras defendidas pelo Super Duper, o blog criado em 2010 pela artista plástica Anne Rammi, de 32 anos, logo depois de engravidar do primeiro filho, Joaquim.

+ Como é ser mãe na internet

Ela não se classifica como uma xiita da linha 100% natural. “Tento sempre chegar próximo ao que considero ideal”, afirma ela, citando como exemplo as circunstâncias do nascimento do caçula, Tomás, no fim de 2011. A ideia era dar à luz em casa, com a ajuda de uma parteira e sem anestesia. Na hora em que chegaram as contrações mais fortes, porém, a mãe estava cansada demais para suportar as dores, teve medo e pediu para ser levada a um hospital, onde acabou recebendo o sedativo e teve um parto normal. “Apesar da mudança de planos, foi a melhor experiência da minha vida”, lembra. “Eu me senti mais mãe e mais mulher.”

+ Mulheres recebem treinamento para ser mãe + Programa canguru: atividades para mães com bebês recém-nascidos + Dez passeios para a mãe caseira

Num post publicado no início deste ano, narrou a experiência de alimentar, ao mesmo tempo, os dois irmãos. “É lindo ver o Joaquim fitando o Tomás nessa hora”, anotou ela, adepta da amamentação prolongada. “Mas, no final, me senti absolutamente sem energia.” Hoje, a prioridade é do menor. “O Joaquim, olha que coisa fofa, foi se acostumando a esperar sua vez.”

Fonte: VEJA SÃO PAULO