Litoral

Alcatrazes pode se tornar um parque nacional

Audiência pública promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, no último dia 11, abre caminho para  criação da área

Por: Redação VEJASAOPAULO.COM

Arquipélago de Alcatrazes Ambiente 2288
Atualmente, somente alguns grupos de profissionais recebem autorização para se aproximar e desembarcar em Alcatrazes (Foto: Mario Rodrigues)

Cientista, ambielistas e militares se reuniram no último dia 11 para discutir a criação do Parque Nacional Marinho do Arquipélago dos Alcatrazes, no litoral norte de São Paulo. A proposta foi tema de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados, em Brasília.

+ Alcatrazes: a nossa Fernando de Noronha

+ Em vídeo, assista imagens deste paraíso no litoral norte de São Paulo

O conjunto de 13 ilhas, a 43 quilômetros da costa de São Sebastião, é protegido parcialmente pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), por meio da Estação Ecológica Tupinambás, que ocupa parte do arquipélago, e pela Marinha do Brasil.O Ministério do Meio Ambiente (MMA) defende a criação do parque pela importância estratégica e geográfica do arquipélago, onde há diversas espécies animais e plantas ameaçadas de extinção.

Atualmente, as ações de proteção, preservação e recuperação, incluindo educação ambiental e pesquisas científicas, são desenvolvidas em conjunto entre ICMBio, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Marinha do Brasil. A criação do parque permitirá a visitação controlada no arquipélago, antiga demanda da população do litoral norte.

Fonte: VEJA SÃO PAULO