Eleições

Aécio ultrapassa Marina em novas pesquisas

Segundo levantamentos divulgados neste sábado (04) pela CNT/MDA, Ibope e Datafolha, tucano tem mais chances de enfrentar Dilma no segundo turno

Por: Redação Veja São Paulo - Atualizado em

Pesquisas divulgadas neste sábado (04) indicam que o segundo turno da eleição presidenciável pode ser disputado entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Pela primeira vez, o tucano aparece numericamente à frente de Marina Silva (PSB) na disputa pelo segundo lugar. Nos três cenários apresentados neste sábado (4) pelo Datafolha, Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA) e Ibope, entretanto, os candidatos estão empatados numericamente.

Segundo o Datafolha, o tucano tem 26% das intenções de votos válidos (excluídos brancos e nulos), contra 24% da ex-senadora. Dilma lidera com 44%.Como a margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, Aécio e Marina estão tecnicamente empatados. Porém, a cronologia das pesquisas mostra duas candidaturas em trajetórias completamente opostas desde o levantamento feito no dia 3 de setembro, quando o tucano marcava 14% das intenções de votos, e a ex-senadora, 34%.

Marina Silva
Marina Silva (PSB), que era vice na chapa de Eduardo Campos e agora disputará como candidata à presidência (Foto: Michel Melo/Estadão Conteúdo)

Na pesquisa do CNT/MDA, Aécio aparece com uma porcentagem menor, 24%, contra 21,5% de Marina Silva. Dilma Rousseff tem 40,6%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,2%, Marina e Aécio ainda estão empatados tecnicamente.

Já de acordo com o Ibope, Aécio subiu cinco pontos percentuais, alcançando 27% dos votos válidos. Marina, por sua vez, perdeu quatro pontos e está com 24%. Dilma aparece com a melhor marca, com 46% dos votos válidos. Em um eventual segundo turno, a presidente derrotaria ambos candidatos pela mesma quantidade de votos: 45% a 37%.

 

 

Fonte: VEJA SÃO PAULO