Samba com sotaque italiano

Adoniran Barbosa: confira atrações de seu centenário

Sambista é lembrado em peças teatrais pela cidade no ano em que completaria 100 anos de vida

Por: Redação Veja SP Online - Atualizado em

adoniran_2148
Adoniran, em foto de 1980, com seu figurino típico: chapéu e gravata-borboleta (Foto: Pedro Martinelli)

Para celebrar os 100 anos do sambista Adoniran Barbosa, a cidade de São Paulo recebe duas peças teatrais. Confira as atrações que estão programadas e aproveite para ler matérias sobre o cantor e compositor.

  • Apesar das transformações da cidade, muito do que ele retratou ainda é cotidiano em São Paulo
    Saiba mais
  • Biografia, livro-agenda com fotos inéditas e artistas relembram obra do ator e sambista que melhor caracterizou São Paulo
    Saiba mais
  • Resenha por Dirceu Alves Jr.: De Juliana Lucilha. O musical homenageia o centenário do compositor Adoniran Barbosa (1910-1982), com um roteiro de catorze canções como Saudosa Maloca, Tiro ao Álvaro e Iracema. Levada por dez atores e quatro músicos no palco, a trama narra a história de um sujeito que retorna à rua onde cresceu depois de três décadas e, ao lado dos amigos, reconstitui a trajetória do samba e da noite paulistana. Estreou em 11/09/2010.
    Saiba mais
  • Resenha por Dirceu Alves Jr.: De Eudosia Acuña Quinteiro. Celebrado em agosto, o centenário do compositor Adoniran Barbosa (1910-1982) rende o musical que privilegia as personagens femininas exploradas pelo sambista. Malvina, Iracema e Pafunça são algumas das mulheres que o inspiraram e figuram no espetáculo, que ainda aborda o crescimento da cidade de São Paulo e detalhes da biografia de Adoniran. Estreou em 12/09/2010. Até 14/11/2010.
    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO