infantil

Oito programas não tão óbvios para fazer com as crianças

Atividades em museus, apresentações de orquestra e até um borboletário agitam a programação infantil na cidade

Por: Bárbara Öberg

Família MAM
Criança interagindo com obra de arte na oficina do MAM: brincar e aprender (Foto: Marcelo Greco)

Opções de passeios com crianças que fujam do trio cinema, teatro e parque costumam parecer uma raridade. Esse cenário vem mudando aos poucos na cidade: atividades em museus, adaptações de orquestras e até um borboletário provam que o programa do fim de semana em família não precisa ser tão óbvio. Confira oito atrações para fugir da mesmice:

+ Aquário de São Paulo agora tem ursos-polares

 

  • Parques

    Borboletário Águias da Serra

    Estrada da Ponte Alta, 4300, Engenheiro Marsilac

    Tel: (11) 5660 6102

    VejaSP
    3 avaliações

    Longe de todo o agito da metrópole, este interessante estabelecimento fica escondido no afastado bairro Engenheiro Marsilac, no extremo da Zona Sul, a 50 quilômetros do centro da capital. A viagem é longa, cerca de uma hora e meia, mas compensa muito ver o que está do lado de dentro. Aberto em março, o Borboletário Águias da Serra é um tipo de zoológico especializado em um dos insetos mais encantadores para as crianças. Atualmente, são encontrados 2.000 exemplares e onze espécies — que podem chegar a 27 até o fim do ano. A produção de cada animal ocorre em um laboratório envidraçado, no qual os visitantes conhecem, com a ajuda de um biólogo bem preparado, todo o ciclo de vida das espécies, observando e manipulando o ovo, a lagarta, a pupa e finalmente a bela borboleta. Ao nascerem (e dá para ver esse momento), elas são distribuídas em um jardim fechado, onde o público pode entrar. Essa é a melhor parte do passeio. No espaço, ao som de composições de Vivaldi, todos aproveitam para tocar a Caligo illioneus, mais conhecida como olho-de-coruja, e tirar fotos com ela. A borboleta se aproxima quando os monitores passam suco de laranja nos dedos das pessoas. Localizado dentro do acampamento Águias da Serra, que foi ambiente das gravações do filme da telenovela Carrossel, do SBT, o espaço de boa infraestrutura conta também com restaurante, fazendinha, caiaque e uma animadíssima oficina de foguetes. Vale, portanto, gastar um pouco de tempo para chegar lá e passar algumas horas divertindo-se e aprendendo sobre os bichos.

    Saiba mais
  • Em homenagem à compositora Chiquinha Gonzaga (1847-1935), o espetáculo criado pela Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca) conta a história de uma formiga que teimou em ser cigarra e aprontou uma confusão no formigueiro. Os sucessos da artista carioca acompanham a trama. Rubens Caribé, Rachel Ripani e a Sinfonieta Tucca Fortíssima dividem o palco, que ainda recebe, em participação especial, o grupo Choronas. A regência é do maestro João Maurício Galindo. Fique ligado: os ingressos não serão vendidos na bilheteria, apenas pelo telefone 2344-1051 e pelos sites da Tucca e do Ingresso Rápido. Dia 19/3/2016.
    Saiba mais
  • Durante este mês, o MAM oferece atividades para toda a família curtir junto. No sábado (16), bebês com mais de 6 meses participam de uma oficina de dança e movimento. É preciso chegar com trinta minutos de antecedência para reservar as vagas. No domingo (17), é dia de soltar a imaginação e fazer nuvens de algodão. Dias 16 e 17/4/2016.
    Saiba mais
  • Todo segundo domingo do mês, a Pinacoteca realiza atividades especiais para crianças dentro do museu. No segundo andar do prédio, uma equipe de monitores recebe a garotada para oficinas de desenho, jogos temáticos sobre as obras do acervo e até visitação guiada. Neste domingo (10), às 15h, as famílias serão convidadas a participar de experiências educativas no acervo da mostra Arte no Brasil, através da mediação de educadores ou de maneira autônoma, por meio do guia de visita do Pinafamília. Dia 10/5/2015.
    Saiba mais
  • Bibliotecas

    Biblioteca de São Paulo

    Avenida Cruzeiro Do Sul, 2630, Canindé

    Tel: (11) 2089 0800

    1 avaliação

    Basta atravessar a porta de entrada para mergulhar no mundo da literatura. O primeiro andar revela-se o mais bacana, por ser dedicado apenas a títulos infantis e juvenis. Crianças e adolescentes se esparramam pelos pufes e mesas coloridos. Basta fuçar pelas prateleiras para encontrar títulos de grandes autores, como Eva Furnari e Ilan Brenman, separados por faixa etária. Inaugurada em 2010, a biblioteca também dispõe de programação cultural. Para completar o passeio, vale dar uma volta pelo Parque da Juventude, que divide o terreno com a biblioteca.

    Saiba mais
  • No domingo, dia 19, acontece mais um edição da Maratona Infantil do MIS, que mensalmente oferece uma programação completa e gratuita para crianças e famílias, que inclui espetáculos, contações de histórias, oficinas e feirinha gastronômica. Dia 19/6/2016. Confira a programação: Área Externa 10h às 16h - Espaço de troca de figurinhas 10h às 16h - Intervenções Circenses, com Carolipa e Bartô 10h às 16h - Instalação Desenho no Ar, com a Casa do Brincar 10h, 11h, 12h, 14h, 15h e 16h - Espetáculo 13 Gotas, com a Cia BuZum! 11h e 14h - Espetáculo As Aventuras de Peter Pan e Sininho, com a Cia Evoé 12h e 15h - Oficina Histórias Dobradas 12h30 e 15h30 - Histórias Pra Cantar, Músicas Pra Brincar, com a Cia A Hora da História Sala Educativo 10h às 16h - Ateliê de Criatividade, com Núcleo Educativo do MIS Sala de Interfaces 10h, 11h, 13h, 14h, 15h - Oficina de Light Painting, com Matiz Filmes Auditório LabMIS 11h, 13h e 15h - Contação de Histórias, com a Cia Mapinguary Auditório MIS 11h e 14h30 - Sessão cinema: Cassiopeia, de Clovis Vieira
    Saiba mais
  • Localizado no Parque da Água Branca, o agradável lugar é dedicado aos livros. Nos fins de semana, o lugar promove eventos bacanas. Todas as sextas, há um clube de leitura das 13h Às 17h. Aos domingos, atividades educativas são iniciadas às 11h e uma feira de troca de livros acontece das 14h às 17h.
    Saiba mais
  • Bairros / Museus

    Museu da Imigração

    Rua Visconde De Parnaíba, 1316, Brás

    Tel: (11) 2692 1866

    5 avaliações

    Após quatro anos fechado, o Museu da Imigração reabriu para o público no início de 2014. O prédio da antiga Hospedaria de Imigrantes, que recebeu cerca de 2,5 milhões de pessoas de 1887 a 1978, passou por sua primeira restauração completa. Como a construção é tombada, a única alteração no projeto original foi a instalação de um elevador para cadeirantes. Já o museu traz novidades: loja, café, biblioteca, wi-fi no jardim e interligação com a maria-fumaça (pago à parte; 15 reais). O passeio é uma opção divertida para levar as crianças. Elas podem saber como foi passar por ali décadas atrás por meio de uma exposição permanente. Nela, há um painel interativo que forma um mosaico de rostos e a reprodução de um quarto e do refeitório, nos quais se podem ler cartas reais deixadas para trás. O lugar também oferece uma bonita sala para atividades infantis.

    Programação: 

    Exposição Migrar: experiências, memórias e identidades

    Mostra como os processos migratórios fazem parte de toda a história da humanidade e aprofunda os ocorridos mais recentemente, durante os séculos XIX e XX. Também apresenta o cotidiano da Hospedaria de Imigrantes do Brás e a influência da imigração na cidade e estado de São Paulo.

    Saiba mais

Fonte: VEJA SÃO PAULO