Gastronomia

5 passos para fazer o hambúrguer perfeito

Sábado (28) é o Dia Mundial do Hambúrguer e você não pode ficar fora dessa comemoração. Saiba algumas dicas que fazem toda a diferença na hora de preparar um hambúrguer dos bons

Por: Friboi

FRIBOI SITE1
Para deixar o hambúrguer saboroso, um dos segredos é temperar a carne somente com uma pitada de sal (Foto: Gettyimages)

Algumas receitas são tão especiais que merecem até ganhar um dia próprio. Caso do hambúrguer que, no sábado (28), é celebrado em todo o mundo. Para entrar no clima dessa data, você não pode deixar de apreciar um hambúrguer bem-feito, com a carne no ponto certo e com complementos variados.

Em São Paulo, as opções de restaurantes e food trucks especializados são muitas, mas há quem prefira preparar a receita em casa. O resultado também pode ser digno de chef de cozinha. Seja qual for a escolha, o importante é conhecer os segredos de um hambúrguer como um expert.

A procedência da carne e o modo de preparo, por exemplo, são quesitos fundamentais. Na Academia da Carne Friboi – plataforma criada para compartilhar com o público o conhecimento de chefs profissionais sobre carnes bovinas – é possível assistir a um curso completo (e gratuito!) específico sobre hambúrguer.

Basta acessar e fazer um rápido cadastro. Quem ministra as aulas é o chef Felipe Bronze, autoridade no assunto. Além de diversas receitas, ele ensina desde como escolher a carne até como moldar, moer e grelhar.

A seguir, listamos algumas das principais dicas:

1. Quer um hambúrguer com mais personalidade? A escolha do blend é o primeiro passo. A mistura de acém e picanha, por exemplo, faz um único hambúrguer oferecer sabores específicos de cada um desses cortes.

2. A proporção carne x gordura também é um dos segredos para ter um hambúrguer macio. O ideal é que tenha entre 20% e 30% de gordura misturada à carne.

3. Para preservar a suculência do blend, a dica é cortar as carnes em cubos e deixá-las por cerca de 30 minutos na geladeira, antes de inciar a etapa de moer e moldar.

4. Hambúrguer gostoso é aquele cujo sabor da carne se sobressai. Portanto, na hora de temperá-lo, basta uma pitada de sal e nada mais.

5. O jeito de grelhar o hambúrguer também faz toda a diferença no resultado. A chapa deve estar bem quente e não é preciso adicionar nenhum tipo de óleo ou azeite. Os 30% de gordura da própria carne já são o suficiente para cozinhar.

Fonte: Abril