Aproveite a Virada Cultural para visitar pontos turísticos da cidade

Pinacoteca do Estado, Sala São Paulo e Teatro Municipal abrem suas portas para atrações do evento

A Virada Cultural ganha sua 12ª edição na capital paulista. No próximo sábado (21) e no domingo (22), São Paulo sediará diversas apresentações musicais e teatrais, além de promover atividades em museus, bibliotecas e mais espaços culturais.

+ Programação completa da Virada Cultural 2016

A agitação do fim de semana pode ser boa chance para visitar emblemáticos pontos turísticos da cidade — e de graça. É o caso do Teatro Municipal de São Paulo, no centro, que abre suas portas para apresentações gratuitas de grandes nomes da música popular brasileira, como Wanderléia, Erasmo Carlos e Geraldo Azevedo.

+ Shows imperdíveis da Virada Cultural

Confira abaixo os locais que promovem atrações especiais durante o evento:

Casa das Rosas

Casa das Rosas

Casa das Rosas

O espaço cultural, cravado na Avenida Paulista, promove a chamada Virada da Poesia. O evento começa às 18h de sábado (21), com uma sessão ao ar livre do filme italiano Cinema Paradiso (1988), de Giuseppe Tornatore. A programação segue até as 2h, quando entra em cena o trio de forró Zabumbão. A programação recomeça às 11h de domingo (22) e termina às 17h, com uma apresentação da jovem MC Soffia.

museu da arte sacra

museu da arte sacra

Museu de Arte Sacra

Promove a oficina de “Domo Geodésico”, no domingo (22). Das 14h às 18h, o visitante será instigado a refletir sobre as técnicas vernáculas e de autoconstrução (que pressupõe o aproveitamento de recursos do próprio ambiente). A atividade é livre e indicada para maiores de 12 anos.

Música no Museu - Museu da Casa Brasileira

Música no Museu – Museu da Casa Brasileira

Museu da Casa Brasileira

Funciona, excepcionalmente, com horário estendido no fim de semana da Virada Cultural. Nos dois dias, recebe o Festival Lo Fi Jazz, cuja programação contempla diversos estilos musicais e jazz de várias partes do mundo. As exposições em cartaz no museu ficam livres para a visita do público, entre elas a Mostra do Concurso de Cartaz do Prêmio Design MCB. Abre das 10h às 22h, no sábado (21), e das 10h às 20h, no domingo (22).

Interior do Museu do Futebol, sala das Origens, no Estádio do Pacaembu

Interior do Museu do Futebol, sala das Origens, no Estádio do Pacaembu

Museu do Futebol

Instalado no Estádio do Pacaembu, organiza jogos educativos, oficinas e visitas especiais pelos entornos do gramado. No sábado (21) e no domingo (22), a programação começa às 11h e se estende até as 15h30. Neste último dia, a entrada ao museu é gratuita.

Museu da Imigração

Museu da Imigração

Museu da Imigração

O jardim se transforma numa pista de dança no domingo (22). Por volta de 15h, realiza um Baile Latino em parceria com o Clube Latino Espaço de Dança. O público aprenderá passos de salsa, merengue e bolero.

Food truck na Pinacoteca

Food truck na Pinacoteca

Pinacoteca do Estado

Monta uma programação especial durante todo o sábado (21). Das 10h às 17h30, food trucks estacionam por lá com lanches e sucos e a lojinha fica tomada por um feirão de catálogos e produtos relacionados a artistas ou exposições que já passaram pelo museu (vendidos com descontos). Está prevista ainda uma sessão de histórias em Libras, às 15h. A entrada à Pinacoteca é gratuita.

Tucca Sala São Paulo

Tucca Sala São Paulo

Sala São Paulo

No domingo (22), às 11h, sedia dois concertos gratuitos. A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) se apresenta às 11h, sob a regência de Isaac Karabtchevsky. O programa contempla a Sinfonia nº 1 – O Imprevisto: Excertos, de Heitor Villa-Lobos, O Pássaro de Fogo: Suíte – Versão 1919, de Ígor Stravinsky, e Bolero, de Maurice Ravel.

Às 16h, sobe ao palco o Coro da Osesp. A maestrina convidada María Guinand irá homenagear o compositor argentino Alberto Ginastera. Os ingressos deverão ser retirados uma hora antes dos concertos, na bilheteria do subsolo da Sala São Paulo, e são limitados a duas unidades por pessoa.

Teatro Municipal

Teatro Municipal

Teatro Municipal de São Paulo

O palco desta icônica construção, no coração da cidade, recebe grandes nomes da música popular brasileira na noite de sábado (21) e no domingo (22). Artistas como Wanderléia, Erasmo Carlos e Geraldo Azevedo apresentarão ao público sucessos de suas carreiras na década de 70. Confira a programação completa clicando AQUI.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s