Ibirapuera e Trianon: duas joias dos Jardins

Em meio à paisagem cosmopolita do bairro, os parques surgem como ilhas verdes para trazer um pouco da natureza a quem frequenta a região

Pedalar, correr, caminhar, sentir o perfume de flores e plantas, levar os pequenos para brincar, passear com o cachorro ou simplesmente relaxar na companhia de um bom livro – quem mora na região dos Jardins ou passa por ela tem o privilégio de curtir essas e outras atividades nos parques Ibirapuera e Trianon, que são verdadeiros respiros em meio à cidade mais movimentada do país. Que tal conhecer um pouco mais de cada um?

O icônico Ibirapuera
Os quase 120 hectares desse cartão-postal da capital recebem 13 milhões de visitas estimadas por ano. É o parque mais frequentado da América Latina. E não é à toa: o lugar tem beleza e atividades de sobra. A começar pela variedade de sua flora. Árvores raras – como cabreúva, pau-marfim e chichá – podem ser apreciadas pelos visitantes ao longo de todo o parque, assim como espécies de diversos lugares do mundo, entre elas, eucaliptos da Austrália, figueira-de-bengala da Índia e falsa-seringueira da Malásia.

No portão 7, uma surpresa: um pomar típico da velha São Paulo, com jabuticabeiras, pitangueiras e araçás – com frutas da Mata Atlântica que costumavam ser colhidas em qualquer quintal antigamente. E, para emoldurar esse espaço verde cortado por lagos, um belo skyline de São Paulo, formado por prédios altos e casas.

Skyline de São Paulo, visto do lago (GettyImages/Abril Branded Content)

Mas não é só esse cenário que torna o parque tão especial para os paulistanos. Por lá, existe uma porção de outras coisas para ver e fazer. Ciência, botânica e astronomia estão entre as atrações; seus museus também são locais importantes da vida cultural da cidade; e a arquitetura sinuosa de Oscar Niemeyer é um espetáculo à parte. Para descobrir tudo isso, acontece uma caminhada guiada nos fins de semana, que apresenta aspectos históricos e curiosidades, percorrendo mais de 40 pontos de interesse.

O Auditório Ibirapuera, projetado por Niemeyer (GettyImages/Abril Branded Content)

Mais atrações:
• Pavilhão Japonês
• Museu de Arte Moderna (MAM)
• Jardim de Esculturas
• Museu de Arte Contemporânea (MAC)
• Oca
• Auditório Ibirapuera
• Fundação Bienal
• Museu Afro Brasil
• Planetário
• Escola de Astrofísica
• Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (Umapaz)
• Viveiro Manequinho Lopes
• Herbário Municipal
• Escola de Jardinagem
• Praça Burle Marx
• Fonte do Ibirapuera

O tranquilo Trianon
No coração da avenida mais famosa da cidade e cercado de arranha-céus, o Trianon é outro oásis de tranquilidade para quem está nos Jardins. Em 2017, o local completa 125 anos – foi inaugurado em 1892, um ano após a abertura da Avenida Paulista. Com projeto do paisagista francês Paul Villon e do inglês Berry Parker, que também criou o Jardim América, é um verdadeiro tesouro da cidade, com suas árvores remanescentes da Mata Atlântica.

Tranquilidade no meio de uma das áreas mais movimentadas da capital (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas/Abril Branded Content)

Na entrada principal está Fauno, obra de Victor Brecheret esculpida na década de 1940. Graças à escultura, os caminhos que permeiam o parque receberam o nome de Trilha do Fauno. Aos visitantes que passeiam por ali fica o canto dos tico-ticos e sabiás.

Fauno, de Victor Brecheret (Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas/Abril Branded Content)

Queridinhos da cidade

Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, cerca de 150 000 pessoas passam pelo Parque Ibirapuera nos fins de semana. No mesmo período, o Trianon recebe 8 000 visitantes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s