Continua após publicidade

Precisão preciosa

O barbeador com lâminas de safira promete durar vinte anos e chega a custar o equivalente a quinze Rolex

Por Patricia Moterani
Atualizado em 5 dez 2016, 16h58 - Publicado em 11 ago 2012, 01h00

Há cinco anos, Hayden Hamilton, um executivo de 35 anos, de Portland, no estado americano do Oregon, resolveu cortar o hábito de se barbear à maneira descartável. Conhecido por criar um software que impede o desperdício de papel nas impressoras, Hamilton decidiu desenvolver um barbeador “que durasse uma vida” — as lâminas de aço em corpo de plástico, predominantes num mercado de 15 bilhões de dólares, têm vida útil de um mês, no máximo. O resultado é o primeiro barbeador no mundo com lâminas de safira, lançado cerca de um ano atrás sob o nome Zafirro. “A pedra dura até 100 vezes mais, desliza facilmente, é ultra-afiada e hipoalergênica”, descreve Hamilton, CEO da marca. “É como comparar um DVD a um VHS.”

O segredo é a ponta da lâmina, de precisão atômica: 0,00002 milímetro, ou 5 000 vezes mais fina que um fio de bigode. Foi necessária uma equipe especializada em robótica, engenharia espacial e nanotecnologia para chegar a três modelos de metal. De titânio, o mais acessível custa 2 000 dólares. O de ouro, 18 000 dólares. O de irídio — destaque desta página —, metal mais raro que a platina e usado em motores de foguete, custa 100 000 dólares e tem garantia de vinte anos. A produção desse modelo é limitada a 99 unidades. Nenhum foi comercializado até agora. As vendas são só on-line, pelo site zafirro.com (entregam no Brasil). Resta saber que pai vai desembolsar o equivalente a quinze Rolex Oyster Perpetual de aço para passar um barbeador para o filho.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.