Um whisky para cada ocasião e para cada prato

Saiba como escolher a melhor opção da bebida de acordo com seu momento

Existe um whisky para cada ocasião e para cada companhia. Depende do estado de espírito. Um dia pode ser um whisky leve, com notas suaves de frutas e flores. Outro, algo mais encorpado, intenso, com notas de salinidade, defumado e especiarias. “Associamos no mundo todo a harmonização com vinho e cerveja, mas o que você consegue trabalhar com whisky é inacreditável”, diz Nicola Pietroluongo, embaixador da Diageo no Brasil.

No final de 2016, foram lançados no país quatro tipos de whisky single malt representantes de cada uma das regiões mais importantes da Escócia que é a meca da bebida. O Glenkinchie 12 anos representa a região das Lowlands, as terras baixas escocesas. O rótulo traz notas mais suaves, levemente picantes e cítricas. Perfeito para harmonizar com salada de folhas frescas com um queijo mineiro ou de cabra delicado e molho de limão.

O whisky das Highlands, Singlenton Glen Ord 12 anos proporciona sabores mais robustos, intensos, com notas de frutas maduras do bosque, ervas e grama molhada. Combina com sobremesas de chocolate. “As notas intensas do chocolate com as notas intensas do Singlenton trazem notas de amoras, frutas do bosque, quase como se fosse um Christmas pudin, bem rico, bem delicioso”, diz Pietroluongo.

O Cardhu 12 anos representa a região de Speyside com notas complexas misturando flores aromáticas, frutas frescas como pêssego e laranja, especiarias como canela, cravo, baunilha, café, caramelo e notas amadeiradas. Perfeito para acompanhar carne de caça, cordeiro e porco. “É uma complexidade e um leque de aromas impressionante. O Cardhu trabalha para trazer o lado da canela, da pimenta, das especiarias, um certo chocolate”, afirma o especialista.

O representante da região de Skye (Costa Oeste & Ilhas) é o Talisker 10 anos. A proximidade com o mar acrescenta salinidade e notas defumadas. Casa especialmente com frutos do mar, principalmente ostras frescas, lagostas, langostins. “A única coisa que precisa é um leve gole de Talisker para preparar o paladar e deixar a ostra sem tempero desça com o sabor dele”, diz Pietroluongo.

Veja pratos perfeitos para harmonizar com whisky:

Onde experimentar:

Attimo
Rua Diogo Jacome, 341 – Vila Nova Conceição, São Paulo. Telefone: (11) 5054-9999

Lilu
Rua Francisco Leitão, 269 – Pinheiros, São Paulo Telefone: 11-99746-0269

Skye – Hotel Unique
Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 4700 – Jardim Paulista Tel: (11) 3055-4732

Bistrot Parigi
Shopping Cidade Jardim (Av. Magalhães de Castro, 12.000 – Marginal Pinheiros) Tel: (11) 3198-9440

Parigi – Hotel Fasano
 Rua Amauri, 275 – Itaim Bibi Tel: (11) 3167-1575

Veja também

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s