Imagens do Foto Cine Clube Bandeirante serão expostas em museu

Grupo de fotografia que surgido em 1939 acaba de ceder parte do seu acervo ao Masp

Uma das associações do tipo mais antigas do país ainda na ativa (a sede atual fica na Rua Augusta), o Foto Cine Clube Bandeirante nasceu em 1939 com o objetivo de fomentar e debater a produção visual dos grandes profissionais da área. Ao longo de sua história, realizou inúmeros salões, concursos e seminários sobre o tema. Entre as décadas de 40 e 50, faziam parte de seus quadros nomes como Thomaz Farkas, German Lorca, Geraldo de Barros, José Yalenti, Gaspar Gasparian e Rubens Teixeira Scavone.

+ Confira a exposição com invenções de Leonardo da Vinci

 

Os trabalhos desses craques das lentes eram marcados pelo experimentalismo, com a adoção de ousados conceitos de composição, estilo e uma predileção especial pelo abstrato. Em dezembro, o Masp assegurou os direitos de uso de 275 imagens de 85 ex-integrantes do grupo pelos próximos cinquenta anos. A coleção será tema de uma exposição, com a publicação de um catálogo no segundo semestre de 2015.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s