Continua após publicidade

Quatro décadas de fiscais eletrônicos

Os primeiros radares móveis de velocidade da capital foram instalados na Marginal Pinheiros em 1975

Por Mauricio Xavier
Atualizado em 5 dez 2016, 15h55 - Publicado em 7 jun 2013, 17h00

No dia 30 de maio, a CET abriu consulta pública para a contratação de uma empresa que vai operar novos radares na cidade, em um investimento de 700 milhões de reais (para um número ainda indefinido de aparelhos). A última vez que a companhia adquiriu esses dispositivos foi em 2011, com seis mecanismos do tipo pistola, usados principalmente para monitorar motocicletas. Entre as funcionalidades exigidas para a nova safra está a capacidade de aplicar multas por média de velocidade, o que depende de legislação federal para ser posto em prática.

Há quase quarenta anos a pressa dos motoristas paulistanos não é segredo para os órgãos de trânsito. Em 1975, começaram a operar os dois primeiros radares móveis da capital. Importados da Alemanha, fotografavam veículos trafegando a mais de 65 quilômetros por hora na Marginal Pinheiros: cada um registrava quarenta imagens por dia.

Hoje, existem 588 equipamentos — 176 deles possuem tecnologia de leitura automática de placas —, preparados para fiscalizar infrações como desrespeito ao rodízio e à faixa de pedestres. Em 2012, eles flagraram quase 7,5 milhões de irregularidades.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.