Dudu Camargo cai nas graças de Silvio Santos e sobe no SBT

Conheça a trajetória do menino de 19 anos que é a nova aposta da emissora

Durante a semana, quem sintoniza o SBT às 6 da matina para se inteirar das notícias dá de cara com um apresentador improvável. À frente do programa de pegada popular Primeiro Impacto desde outubro do ano passado, aparece Eduardo Ferreira de Almeida Camargo, conhecido como Dudu Camargo. Ele tem apenas 19 anos, completados no último dia 1º. O bem articulado rapaz de aparelho nos dentes é a nova aposta de Silvio Santos para a emissora. Com voz de radialista e trejeitos descontraídos, passa pouco mais de uma hora ao vivo no ar — sempre em pé, à la Datena — para depois outro âncora assumir.

Costuma encerrar sua participação do dia com dancinhas ao som de hits sertanejos ou funks. Em janeiro, deu o que falar ao ensaiar um strip-tease e abrir parte da camisa. Nos bastidores, nada de broncas ou reprovações. Seu estilo virou marca registrada. “O Silvio deu a ele total liberdade”, afirma o diretor nacional de jornalismo do canal, José Occhiuso. O Homem do Baú já chegou a falar que o pupilo tem um “bom futuro” na TV.

Com o chefe: encontros no salão do Jassa antes da contratação (Louviral Ribeiro/SBT)

Estima-se que Dudu embolse um salário de aproximadamente 20 000 reais por mês, valor não confirmado por ele. No mês passado, abocanhou o segundo lugar da audiência no horário, com média mensal de 2,7 pontos na Grande São Paulo (cada ponto representa 70 000 residências), contra 2,3 da Record, que na mesma faixa de horário transmite o Balanço Geral, até pouco tempo atrás encabeçado por Luiz Bacci. Os dois são, inclusive, parecidos no modo de falar.

No Primeiro Impacto, Dudu desbancou as âncoras Joyce Ribeiro e Patricia Rocha, na emissora desde 2005 e 2010, respectivamente, que foram demitidas. “Assumi o posto em 12 de outubro e, por ser jovem, muita gente achou que se tratava de uma brincadeira relacionada ao Dia das Crianças”, lembra.

A mudança causou polêmica. Na ocasião, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado publicou uma nota de repúdio em que afirmou que a emissora via o jornalismo como uma “atividade marginal” e que o fato se tratava de “um ataque à qualidade da informação”. Dudu terminou o ensino médio, mas não começou ainda uma faculdade. Pretende cursar jornalismo no futuro. “Não acho que precise de um diploma para fazer o programa”, desdenha. “Hoje, dou risada das críticas. Só não gosto de mentiras.”

Aos 10 anos, quando era figurante do SBT (Reprodução Facebook/Veja SP)

Uma das inverdades da qual diz ter sido vítima ocorreu no fim do ano passado. Na época, circulou um vídeo em que aparecia dando um selinho em um rapaz, junto de insinuações de que seria gay. “Quando morava em Minas, era conhecido por dar selinhos em minhas reportagens de TV”, conta. “Usaram isso para inventar histórias.” O jovem garante que não tem preconceito algum. Afirma também nunca ter namorado a sério, mas ouve cantadas e até recebe “nudes” nas redes sociais. Jura que sua paixão do momento é o trabalho.

Viciado em audiência, tem Senor Abravanel como inspiração máxima. Fã de carteirinha do SBT desde a infância, é lembrado por professores pelas imitações. “Ele pedia para ler os textos das aulas com a voz do Silvio”, conta Daniela Escaleira, professora do Colégio Brasília de São Paulo, onde o garoto cursou o ensino fundamental.

Nascido na Vila Formosa, na Zona Leste, Dudu é filho de uma vendedora e um auxiliar administrativo. Hoje, eles assessoram o jovem, que continua morando com a família (o pai o leva todos os dias ao trabalho, já que Dudu não sabe dirigir). Mesmo sendo um rosto novo para o grande público, o apresentador aposta na vida artística desde os 9 anos, quando uma olheira o descobriu enquanto ele passeava pelo Shopping Anália Franco, em 2007. A partir daí, participou de peças de teatro e desfiles, além de fazer figuração em quadros do Domingo Legal, em 2008, então comandado por Gugu Liberato. Anos depois, enveredou pelo caminho de “fofoqueiro” da TV em projetos menores.

Como o Homem do Saco, no Fofocando: paixão pela emissora desde criança (Reprodução SBT/Veja SP)

O SBT, entretanto, sempre se mostrou seu sonho de consumo. Para ficar mais perto do futuro patrão, o determinado menino passou em 2015 a frequentar o salão do cabeleireiro Jassa, no Jardim Paulista, onde o empresário costuma bater ponto. Pedia selfie e chegou a receber um autógrafo dizendo que os dois seriam futuros colegas. O começo da parceria no canal veio um ano depois com o convite para o diário Fofocando.

No papel do Homem do Saco, Dudu aparecia na tela com o rosto coberto por papel pardo e falando sobre celebridades ao lado de figuras como Leão Lobo. O desempenho agradou e lhe rendeu uma promoção para o jornal matinal. A sintonia com Silvio pode ir além. “Se me derem um programa de auditório, acho que também poderá dar certo”, avalia.

A FICHA DO PUPILO DO PATRÃO

Medidas. 1,68 metro e 50 quilos

Jornalistas favoritos. Chico Pinheiro, Evaristo Costa, Mariana Godoy e Rachel Sheherazade

Casa. Mora com os pais em uma casa na Vila Formosa, na ZL

Hobbies. Ver TV e acompanhar sua audiência

Religião. Frequenta o Templo de Salomão semanalmente

Apelidos. Na escola, era chamado de Silvio

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. O cara é chato pra caramba, Silvio Santos deveria pagar um dentista para ele também, seu incisivo esta querendo fugir.