Continua após publicidade

CET instala ponto de inspeção veicular gratuita na Barra Funda

Para quem quer fazer a vistoria é só se dirigir à nova estação que tem capacidade para atender até trinta carros por dia

Por Maria Paola de Salvo
Atualizado em 5 dez 2016, 19h29 - Publicado em 18 set 2009, 20h29

A partir de segunda-feira (29), todos os 4 milhões de veículos que circulam na cidade terão direito a um check-up mecânico gratuito. Basta que o motorista se dirija à nova estação de inspeção veicular da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), na Barra Funda. Inaugurada na semana passada, a unidade conta com mecânicos que vistoriam setenta itens, como pneus, motor e freios (veja quadro) O serviço, que custou 300 000 reais bancados pela iniciativa privada, tem capacidade de atender cerca de trinta carros por dia. Ficará aberto ao público uma semana por mês, das 9 às 17 horas. Nas outras três, será reservado para revisão de veículos do município, como as viaturas da CET. Depois de meia hora de avaliações, o dono do automóvel sairá da oficina com um diagnóstico completo. Poderá, então, dirigir-se a um mecânico de sua confiança para fazer eventuais reparos. Como a revisão ainda não é compulsória, quem não consertar as falhas apontadas ou fugir do teste não sofrerá nenhuma punição. “Este é apenas o pontapé inicial para a inspeção obrigatória”, afirma o secretário municipal de transportes e presidente da CET, Alexandre de Moraes. “A idéia é instituí-la no ano que vem.”

Até lá, a inspeção pode funcionar como uma forma de conscientização. Diariamente, a CET remove das ruas cerca de 700 veículos quebrados que atravancam o trânsito. Boa parte deles não passa por avaliações periódicas. Foi o que concluiu o site automotivo Webmotors depois de inspecionar 2 500 veículos durante todo o ano de 2007. Cerca de 40% deles apresentaram pelo menos uma falha mecânica. Correia dentada avariada foi o mais comum. “Se os carros com problemas saíssem de circulação, melhorariam o tráfego, a segurança no trânsito e a qualidade do ar”, diz o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), José Edison Parro.

Enquanto a vistoria mecânica obrigatória não vem, a inspeção ambiental de picapes, vans e ônibus movidos a diesel está em vigor desde maio. Essa revisão mede as emissões de três poluentes: hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono. Até agosto, 6.928 veículos (de um total de 70.000) foram avaliados e 77% aprovados. Quem ultrapassou os limites estabelecidos pelo Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) teve de corrigir os problemas para poder fazer o licenciamento. Segundo a Cetesb, ainda não é possível dizer se a inspeção melhorou a qualidade do ar. A partir de quarta (1º), os 230.000 caminhões terão de passar pela mesma revisão. Em 2009, será a vez dos carros movidos a gasolina e a álcool.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.