Postado em 24/09/2013 por Tatiane Rosset
44 comentários | Comente

‘Tom e Jerry’ sai do Cartoon Network por ser ‘politicamente incorreto’; fãs do desenho protestam na web

Depois de divertir crianças (e adultos) das mais diversas gerações, o desenho Tom e Jerry foi considerado politicamente incorreto pelo canal pago Cartoon Network, dono dos direitos de exibição da animação no Brasil, e deixará de ser exibido. A informação foi divulgada nesta terça (24) no jornal O Globo.

Serão 27 episódios retirados do ar devido ao conteúdo violento das surras aplicadas pelo gato no rato. A famosa dupla pode ser considerada como péssimo exemplo para a criançada, de acordo com o canal. Sim, estamos falando em Tom e Jerry mesmo.

+ Por que Gominho será eliminado em ‘A Fazenda’

O desenho foi criado em 1940 pela dupla Joseph Barbera e William Hanna. O episódio final foi ao em 2005. Nas redes sociais, os fãs (de várias idades) se manifestaram contra a proibição. Confira:

1. @Tamarutaco 

2. @SergiusAugustus

3. @leorossatto

4. @AlbertoLage

5. @alexluizbr

ATUALIZAÇÃO: depois da polêmica, a Cartoon Network anunciou novos episódios do desenho. Clique aqui para ver.

Dê sua opinião: A animação Tom e Jerry realmente oferece riscos para a educação das crianças? Ele deve parar de ser exibido? Deixe seu comentário e aproveite para curtir a nossa fanpage no Facebook!

Comentários sobre "‘Tom e Jerry’ sai do Cartoon Network por ser ‘politicamente incorreto’; fãs do desenho protestam na web" | Comente

  1. Tgcmp comentou em 24/09/2013

    Politicamente incorreto seria o roubo do dinheiro do povo não é…Mas o que eu estou dizendo? Isso nem acontece aqui XD

  2. Pessoa Revoltada comentou em 24/09/2013

    Ha-Ha! Na minha época (estranho um menino de 12 anos dizer isso) Tom e Jerry era um exemplo de como ser esperto e inteligente era mais recompensador do que ser forte e ambicioso. O LeoRosatto tem razão! Apenas um Show e Hora da Aventura são muuuuuuuito mais (retardados) sem noção além de física e técnicamente totalmente incorretos. Não aguento ver um episódio! Sem sentido. Eu já vi milhões de outros programas que são mais políticamente incorretos com sangue e brigas passar no cartoon. Acho que deram essa desculpinha só por que dava pouca audiencia e as pessoas (com problemas mentais) sem gosto preferiam assistir “Hora da da aventura” e não ligam mais para os bons clásicos! Acho que deveriam fazer mais episódios de Tom e Jerry. Mas isso tudo é só (verdade) a minha opinião

  3. Natt comentou em 24/09/2013

    ai ai viu… cada coisa que me aparece! Cartoon ta por fora do contexto. Quer dizer que Tom e Jerry é violencia demais, mas ben 10, hora de aventura, e blablablaá que eu vejo nao é violento. mas que piada, o desenho só mostra o cotidiano de um gato e um rato. agora matar aliens e zoombies são coisas pacificas. conta outra por favor, e falta do que fazer

  4. Richard Benetti comentou em 24/09/2013

    Tenho 34 anos, e cresci assistindo à filmes do Chuck Norris, Charles Bronson e Schwarzenegger na ‘Sessão da Tarde’… e nunca matei ninguém.

    Está uma frescura essa onda de politicamente correto, sério.

  5. O QUE QUE HOUVE??? comentou em 24/09/2013

    O ÚNICO desenho atual mais ou menos interessante é o “MAD TV” no Cartoon Network. é o único que tem as manhas de passar algo mais “forte” para as crianças, que nem ao menos entenderiam.
    Cada vez mais eu me deparo com gente estúpida, alienada e retardada por assistir os desenhos educacionais. Acho que começou com aquele moleque careca e sem graça, que me lembro de assistir na Cultura quando mais novo. Na realidade eu não assistia. Me irritava e eu mudava de canal ou ligava meu PS2 para jogar GTA San Andreas ou Bully (abraços censura). Agora só me falta tirarem o Dragon Ball…
    Antes que eu me esqueça: o que aconteceu com o Pica-Pau? Faz horrores que não vejo mais na TV…

  6. Mari comentou em 24/09/2013

    Agora me diz que ė pegadinha, por favor!
    Tenho 25 anos e cresci assistindo esta “atrocidade”, Assim como Power Rangers, Caverna do Dragão, Thundercats, He-man, Pica-Pau e todos os outros que passavam na T.V. Isso sem contar os filmes da sessão da tarde. E pasmem, nao tenho nenhum delito, e nem fui fichada na delegacia! Infelizmente hoje a culpa e do filme, do desenho, do video game… ate quando vão mudar o foco. A culpa de tudo isso que tem acontecido é de quem educa. Criam-se os filhos sem falar um não, como se eles pudessem ter tudo sempre. Crianças mimadas que ao primeiro nao roubam, batem, matam… é pode tirar o Tom e Jerry…

  7. Juliana comentou em 24/09/2013

    Vão tirar do ar pq não é um desenho que vende produtos. Olha quantos produtos que o Ben10, Hora da Aventura tem pra vender. Tom e Jerry não tem ibope, não gera renda… só isso.

  8. rafael comentou em 24/09/2013

    Tom e Jerry sempre foi um desenho violento dentro dos seus parâmetros.
    Entendo o lado do Cartoon Network, mas não concordo com a tirada do desenho do ar, não acho o desenho “politicamente incorreto”, mas não posso negar que o público não é mais tão inocente.

  9. Gonzalo Salcedo comentou em 24/09/2013

    Trata-se de uma decisão que beira o ridiculo. Lamentável.

  10. Daniel comentou em 25/09/2013

    Desde quando nos tornamos tão chatos assim?

  11. Wilson comentou em 25/09/2013

    Agora entendi: deve ter sido por esse motivo também que Cartoon Network deixou de passar o Chapolin!
    Eles deveriam tirar do ar era os vídeos da campanha “chega de bullying”. Pô, bullyng é a gente ser obrigado a ouvir o Marcelo Tás, o Maurício de Souza e a Cláudia Leitte repetirem dez vezes a mesma frase em um vídeo de um minuto!

  12. Gabrielle Camile comentou em 25/09/2013

    Como o cara ali falou, ‘cresci assistindo o desenho e ainda não matei ninguém’. Se fosse assim, “vi um desenho, matei alguém” certeza que o dono que tirou do ar, estaria morto já…

  13. Matheus Cajaíba comentou em 25/09/2013

    Isso é uma cretinice sem tamanho. Antigamente, as pessoas sabiam distinguir a FANTASIA e o LÚDICO da REALIDADE. Quem decidiu isso é um baita de um idiota psicótico, que acredita piamente que as pessoas estão sujeitas a repetirem como imbecis aquilo que vêem na tv.

  14. Marcia Michelle comentou em 25/09/2013

    Desde que me entendo por “gente”, assisto Tom e Jerry. É um clássico e um dos poucos desenhos que a criança pode assistir sem ter de nos preocuparmos com as idiotices que outros desenhos mostram hoje em dia. O que vai influenciar no caráter de uma criança é o que acontece a sua volta e não simplesmente um desenho.

  15. William Daniel comentou em 25/09/2013

    Além dele, desenhos do Pernalonga e Turma da Mônica são do mesmo calibre: Violência gratuita. Mereceu sim sair do ar. Não tem quem aguente esses desenhos idiotas.

  16. hamza comentou em 25/09/2013

    haha nao sei para que tirar o tom e jerry. violencia
    de violento tom e jerry nao , tem mas se voçes parace para olhar ben 10 mutante rex hora de aventura e etc voçes entenderiam o publico :(

  17. Daniel Rosas comentou em 25/09/2013

    Onde esse mundo vai parar? Daqui a pouco estão tirando A Turma da Mônica por ter muita violência. Aparentemente o Cartoon Network não passa de uma sombra bem pequena do canal supremo que já foi um dia, com pouca interessante ainda passando. Lamentável.

  18. Jonas comentou em 25/09/2013

    E as novelas da Globo? São instrumentos de reegenharia social, por que não tiram do ar? O esquerdismo não está poupando nem os desenhos…

  19. Helena Stumpf Morelli comentou em 25/09/2013

    É pura hipocrisia da Cartoon Network querer tirar Tom e Jerry do ar, quando eles produzem desenhos muito mais fortes e de moral duvidosa, tais como Apenas Um Show ou As Aventuras de Billy e Mandy.

    Tom e Jerry podia ter violência, mas era uma violência estilizada, os bichos apanhavam e logo em seguida estavam curados. Não havia situações escatológicas, do tipo beber o próprio vômito, ou deixar um suposto amigo ser torturado por pura indiferença.

  20. Helena Stumpf Morelli comentou em 25/09/2013

    A Cartoon Network está se afundando e não se dá conta. Os desenhos melhores ou eles cancelaram – como Mutante Rex e Justiça Jovem – ou transformaram em porcaria, como Ben 10. (podem zoar, mas eu gostava de Força Alienígena), que agora virou um tal de Omniverse.

    Um dia a casa cai… e a gente vai bater palmas! – http://silverlady7.deviantart.com/art/How-Tall-the-Big-Ones-Fall-399581718

  21. Marco Aurélio comentou em 25/09/2013

    A única coisa politicamente incorreta é a tentativa de enquadrar como politicamente incorreta qualquer coisa que não agrade os histéricos manipuladores e cerceadores das escolhas individuais humanas!

  22. CARLOS comentou em 25/09/2013

    Tanta coisa ´que é politicamente incorreto …..realmente estamos passando por uma transformação de valores….bem que meus avós diziam que um dia tudo iria ficar estranho…

  23. micheli comentou em 25/09/2013

    cresci vendo tom e Jerry e hoje meu filho tbm ve e adora, acho uma babaquice tirar do ar… sou uma pessoa direita e nunca matei nem surrei ninguém pq vi o desenho fazer isso! se for assim então eles tem que tirar o pica pau que só quer tirar proveito das situaçoes e tirar o ben 10 que só fica matando alienigina!! olha ninguem merece…

  24. Sônia Boechat Chiste comentou em 25/09/2013

    E o que dizer do Bem 10, dos Transformes e vários outro de lutas? Ha ha . me poupem! Daqui a pouco, vão taxar até o inocente Bambi !

  25. Júnior Nogueira comentou em 25/09/2013

    Comecem a Proibir também jornais e novelas pois induz a violência do mesmo jeito

  26. Wagner Fernandes dos Santos comentou em 25/09/2013

    O pessoal da Cartoon.. Vão dar 1/2 hora de toba na esquina… A música: Atirei o pau no gato então tá mais que proibida ?

  27. Sara comentou em 26/09/2013

    Acho completamente idiota as pessoas que estão “atacando” “Apenas um Show” e “Hora de Aventura”, uma vez que são desenhos que sacadas mais adultas sim, da mesma classificação etária de Os Simpsons, mas que se passasse na Fox ou qualquer outro canal seriam considerados super adultos e geniais. Existe uma coisinha chamada CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA, que os papais devem ficar de olho no que seus filhinhos assistem, se tem violência, sexo ,drogas terá uma classificação etária equivalente, e que qualquer pai ou mãe cuidadoso deva ficar atento à isso. Só que mais idiota que tudo é o canal proibir a transmissão do desenho depois de anos e anos, isso que todo o desenho possui esse tipo de “violência” Flinstones, Jetsons, Johnny Bravo, Scooby Doo, etc etc etc, isso é sem duvida a maior burrice que o canal já cometeu…

  28. edilce mesnerovicz comentou em 26/09/2013

    Tirem do ar o tom e jerry e deixem os politicos corruptos, as novelas abarrotadas de violencia que agridem nossa inteligencia, os pais que nao sao pais, as dezenas de programas hipocritas que emburressem e geram violencia… nossa acho que essa atitude vai salvar muitas vidas. Tom e jerry voces sao herois.

  29. Dark comentou em 26/09/2013

    Pessoal está desinformado. Picapau, pernalonga, rabugento e outros clássicos já sumiram das telinhas há tempos. Desenhos bons como esses são proibidos por terem cenas de violência, desenhos retardados como teletubbies são proibidos por incitarem comportamentos homoafetivos. Chega, ta demais! Chaves também tem violência e… aliás, porque não passa mais o chaves? rs

    Quanto a musica “atirei o pau no gato”, está praticamente proibida nas escolas, onde hoje se canta uma versão assim: “não atirei o pau no gato to, porque isso so, não se faz faz, o gatinho nho, é nosso amigo go, não devemos maltratar os animais, miau!”

    Tenho graduação na área de pedagogia, especialização em educação e atualmente cursando graduação em psicologia e sinceramente vejo esse politicamente correto já passando do ridículo, de boa. Com toda a minha experiência em educação, desenvolvimento, aprendizagem, etc. Eu garanto: MEUS FILHOS VÃO ASSISTIR PICA PAU, TOM E JERRY ENTRE OUTROS QUE O QUE INFLUENCIA É O MEIO EM QUE VIVE, NÃO DESENHOS, JOGOS, ETC!

    E se o problema for a ludicidade, mostrem aos filhos o que é pega pega, esconde esconde, taco, quebra-cabeças, entre outros clássicos que hoje em dia estão quase esquecidos :/

  30. Josehp Wiilky comentou em 27/09/2013

    Cartoon Já foi boom’
    :(

  31. Alfredo Farias da Rocha em 27/09/2013. comentou em 27/09/2013

    Acho um grande clássico do desenho que estão tirando fora. Deviam tirar fora eram os corruptos do Congresso Nacional que estão sim, praticando tamanha violência junto a população, roubando o dinheiro público.

  32. Alfredo Farias da Rocha em 27/09/2013. comentou em 27/09/2013

    Acho um grande clássico do desenho que estão tirando fora. Deviam tirar fora eram os corruptos do Congresso Nacional que estão sim, praticando tamanha violência junto a população roubando o dinheiro público.

  33. Lindonesio maia comentou em 27/09/2013

    porque ao invés de proibir desenhos, eles não olham para as telenovela dos canais abertos, visto que o canal em questão está disponível apenas em rede fechada, embora o que os desenhos mostram e tenham um cunho violento, as personagens estão em sequencias sem nenhum arranhão e mesmo sendo uma criança ela entende que se trata de um desenho, sendo assim, me digam como explico a uma criança que uma novela não é real, que aquele personagem da novela não morreu de verdade, ou até mesmo as músicas, afinal o que eu digo a uma criança o que é “fazer um tche tche tche” ou “créu” se é permitido pornografia em meios públicos nos canais de televisão e nas músicas, o que há de mal em “violência” como estão chamando em um desenho.

  34. RG comentou em 28/09/2013

    Tenho 31 anos, cresci assistindo Tom e Jerry, os Looney Tunes, Jaspion, Cavaleiros do Zodíaco, filmes do Stallone e do Scharzenegger… em todos eles, de formas diferentes e em maior ou menor grau, havia cenas de violência. Também joguei muitos jogos de tiro e guerra no videogame, joguei todos os GTA’s, desde o primeiro até o último… e assim como 99,99999% dos casos, nunca saí machucando ou matando pessoas por aí. Isso é ENTRETENIMENTO!! Antigamente havia a censura política, hoje estamos vendo a censura do politicamente correto. Esse nosso mundo está ficando insuportavelmente CHATO.

  35. Inicio do fim_ZGa comentou em 28/09/2013

    Poxa esse povo q compara “Tom & Jerry” um clássico absoluto (que marcou a infância gloriosa de alguns, que nem “Coragem o cão covarde”) com desenhos de nível razoável (“Hora de Aventura” “Apenas um show”, são somente bons nada tão marcante, “Mad TV” é divertido, ta mais para te tirar algumas rizadas).
    Agora bani episódios de um clássico, já é falta de vergonha na cara, politicamente incorreta a merda que eles têm no lugar do cérebro desses seres toscos (tentando não usar palavras piores), não sou tão fã de “Tom & Jerry” contudo eles fizeram parte de minha infância (agora sou um moleque maldito, fazer o que) de sexta ficava acordado só pra assistir de madrugada esse desenho, também via Hora Acme de manhã e gostava dos clássicos.
    Estamos caminhando pro mundo onde falar um merda vai ser motivo de isolamento social, que vai pra puta que pariu esse mundo “certinho”.

  36. diego comentou em 28/09/2013

    este novo modo de pensar nas coisas…. realmente o bom mesmo para a televisao sao as novelas da globo que mostram sexo drogas roubos e tudo mais…. isso sim pode e nao tiram do ar. o que dizer do programa de realiti BBB entao pelo amor de deus, um desenho realmente bom tirar do ar. cada dia que passa tento ver menos televisao por causa dessas coisas que andam fazendo….

  37. Ninah Fleur comentou em 29/09/2013

    Assista Hora de aventura. Mais especificamente um episódio em que um personagem chamado Limão Grabb entra no quarto de outros e fica olhando para as pessoas dormindo. Depois quando é surpreendido fazendo isso, sai gritando com uma voz irritante e rasgando as roupas. Sentido? Nenhum. Não gosto de teorias conspiratórias mas quase vejo uma mensagem subliminar nesses desenhos. Porque não é possível! Ao menos mensagens subliminares devem ter nesse roteiro insano. Estão reforçando uma geração de idiotas. Tirar Tom e Jerry da grade de programação é matar os últimos neurônios saudáveis da história do desenho animado. Muito infeliz essa decisão.

  38. FABIO SEABRA comentou em 29/09/2013

    Isto será uma enorme besteira!
    Eu tenho 44 anos e cresci assistindo este desenhoo, além de assisti-lo na TV eu também ia com o meu pai na sessão matinal no Shopping Iguatemi, nos finais de semana para ve-lo.
    Alem do Tom & Jerry eu também assistia o discriminado Pica-Pau e não virei nenhum assassino, assaltante ou politico corrupto.
    Hoje eu tenho 2 filhos, 12 e 10 anos, que adoram este desenho, e caso não passe mais na TV eu vou comprar em dvd para eles continuarem assistindo. Um desenho nao afeta em nada o carater de uma pessoa, pois este é formado pela educação, cultura, religião, e bons valores passados pela família.

  39. Marcelo Gomes comentou em 01/10/2013

    Desenhos como Tom e Jerry são de fato “perigosíssimos” para as crianças. “Maravilhosa” mesmo é a engenharia social e comportamental e toda a agenda politicamente correta (que nada tem de correta) da NOM na programação da TV aberta e por assinatura.

    Ótimos exemplos desta manipulação são dois estudos que mostram o aumento dos divórcios e a diminuição da fecundidade em famílias que assistem novelas.

    http://padrepauloricardo.org/episodios/as-novelas-e-a-engenharia-social

    Marcelo Gomes

    Organizador da LIBERESFERA

    http://libesfera-libertatum.blogspot.com.br/

  40. Gilson Sta Cruz comentou em 21/10/2013

    Engraçado um desenho deste ganha essa classificação já os desenhos demoníacos como Hora de Aventura Bem 10 dentre outros estão ai normalmente talvez se colocarem alguma coisa de Satanico no desenho eles voltem atrás e passem novamente esse cartoon tá pensando que alguém dorme no barulho dele……fica a dica

  41. Toshio comentou em 20/11/2013

    Essa é a chamada lei “que tudo que é animado deve ser próprio” para crianças.

    Eles colocam a culpa nos desenhos animados quando é tudo falha na educação.

    Por acaso já ensinaram que as crianças não deveriam repetir o que viram na TV para o mundo real?

  42. Tgcmp comentou em 23/11/2013

    ai ai viu… cada coisa que me aparece!Quer dizer que Tom e Jerry é violencia demais, mas ben 10, hora de aventura, rex, dexter, e blablablaá que eu vejo nao é violento. mas que piada, o desenho só mostra o cotidiano de um gato e um rato. agora matar aliens e zoombies são coisas pacificas. conta outra por favor, e falta do que fazer. EU ‘cresci assistindo o desenho e ainda não matei ninguém’.Quem decidiu isso é um baita de um idiota psicótico e bacteria malefica que acredita piamente que as pessoas estão sujeitas a repetirem como imbecis aquilo que vêem na tv. NÓS VAMOS ASSISTIR PICA PAU, TOM E JERRY ENTRE OUTROS QUE O QUE INFLUENCIA É O MEIO EM QUE VIVE, NÃO DESENHOS, JOGOS, ETC!INCORRETO É O MEIO POLUIDO QUE NOS RODEIA!

  43. sang comentou em 12/01/2014

    you you we we they they fun

  44. Junior Observador comentou em 21/01/2014

    Há crianças que são sim influenciadas pela “violência” que veem em certos desenhos animados. E aprontam na escola principalmente… Inclusive já vi crianças tentando imitar certos personagens (não necessariamente Tom & Jerry). E não são poucas as que associam indevidamente o engraçado a uma cena trágica da vida real – pensam em armar uma ratoeira para ver você pisar nela (descalço!) porque acham isso super engraçado. E se você escorregar e bater a cabeça, é engraçado também…
    Quem pesquisar sobre a semiótica do desenho animado e tiver paciência para ler sobre isso vai ver algo a mais.

    Bom, apesar da minha crítica, também admito que nunca matei ninguém (nem o Tom e nem o Jerry rs) e também curti muitos desenhos do gênero “bagunça”. Fato é que sem cartoon a vida não poderia ser tão divertida (pelo menos durante a infância), ou melhor, menos séria.

    Imaginem desenhos como Tom & Jerry ou Pica-Pau dando lição de moral ou transmitindo mais sabedoria… Do meu ponto de vista seria algo novo e melhor. Mas mundo é mundo né. Em praticamente tudo o que o ser humano faz há coisa errada…

Comentar sobre "‘Tom e Jerry’ sai do Cartoon Network por ser ‘politicamente incorreto’; fãs do desenho protestam na web"