Imagem Blog

Tudo Sobre Cinema Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Continua após publicidade

Mostra Internacional: duas surpresas e uma frustação

Começar a Mostra, depois do almoço e com um filme iraniano, pode não ser uma das coisas mais recomendáveis. Mas lembre-se de A Separação, uma fita iraniana que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e, para mim, o melhor do ano até agora. Pois bem. Um Ato de Caridade não é A Separação, mas tem […]

Por Miguel Barbieri Jr.
Atualizado em 27 fev 2017, 11h58 - Publicado em 19 out 2012, 22h30

Começar a Mostra, depois do almoço e com um filme iraniano, pode não ser uma das coisas mais recomendáveis. Mas lembre-se de A Separação, uma fita iraniana que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro e, para mim, o melhor do ano até agora. Pois bem. Um Ato de Caridade não é A Separação, mas tem um enredo bastante intrigante. Um homem e uma mulher, em fuga de Teerã para a fronteira com outro país, passam a distribuir sacos de dinheiro para as pessoas que encontram na estrada. Como há pouca gente no caminho, os sortudos, gente humilde ou miseráveis, são premiados com milhões.

O bacana do roteiro não é saber de onde vem a grana nem quem são e o que pretendem os protagonistas – ora eles se apresentam como irmãos, ora como namorados ou amigos – e, sim, a reação das pessoas ao receber a bolada. Uns recusam, outros desconfiam, uns aceitam, outros mentem. Além de uma direção segura, o filme tem ritmo ágil, uma qualidade quase rara quando se trata de cinema iraniano.

Continua após a publicidade

Contudo, o segundo longa-metragem do dia teve uma comunicação bem maior com o público. Trata-se do austríaco Aos 80.  Um senhor de 80 anos conhece uma senhora da mesma idade e o amor à primeira vista bate fundo. Tudo seguiria seu curso normal não fosse por dois detalhes: 1) ele é casado há mais de 50 anos 2) ela tem um câncer terminal e apenas seis meses de vida. Contra tudo e contra todos, decidem assumir o caso. E é aí que Aos 80 faz a diferença. O romance é tratado às claras: há sexo , infidelidade declarada, reação negativa dos filhos, preconceito de outros idosos… Ouvi pessoas soluçando na sessão… e por motivos óbvios.

A frustração de hoje ficou por conta de Na Sua Ausência. Estava louco para ver o primeiro filme de ficção da atriz francesa Sandrine Bonnaire, mas a sessão foi cancelada no Frei Caneca por problemas técnicos. Detalhe: demorou uma hora para alguém nos avisar do cancelamento.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.